11 novembro 2018

Graphite is the Matter in Budapest - Results

The group at the end of the workshop. (Picture by Jakab Erdely)
Após cerca de um mês desde o último post, quando anunciei meu workshop em Budapest, estou aqui para compartilhar minhas impressões sobre a realização do mesmo. Na verdade, tenho muito a compartilhar sobre minha recente viagem à Hungria, mas vou começar pelo workshop, que aconteceu no último dia 28 de outubro.
O local escolhido para o workshop foi ótimo, com uma boa oferta de temas apropriados para a abordagem de lápis e massas. Fui ao local, na Kossuth Lajos utca com Ferenciek Tere, duas vezes antes da data da realização, a fim de estudar os temas, ângulos, movimento do local e alternativas em caso de chuva.

Our subjects
Na primeira vez que fui estava um frio quase insuportável, e ainda garoava em alguns momentos. Mas havia uma arcada onde poderíamos ficar em caso de chuva, o que me deixou aliviado. Voltei novamente no outro dia, bem mais agradável e seco, o que me possibilitou progredir nos estudos. Encontrei um tema para o inicio do workshop, onde os alunos deveriam fazer uma leitura da silhueta de uma igreja, não pelo contorno, mas pela sua massa visual. O tema para o estudo principal seria o belo e rebuscado edificio "Párisi Udvar". Felizmente a escolha dos temas foi bastante apropriada.
No domingo, dia 28, o tempo estava firme! Felizmente.
Foram ao todo 20 participantes, um número expressivo que me deixou bastante contente e animado.
Comecei falando sobre meu trabalho, sobre desenho urbano e sobre o grupo Urban Sketchers, o qual muitos já conheciam sendo frequentadores do grupo na cidade. A minha amiga Cecilia Simonyi fez a tradução e mais que isso, me ajudou bastante, já que é artista e urban sketcher.
Was I reciting a poem? Praying for inspiration? Singing? (Picture by Jakab Erdely)
Em seguida fiz uma rápida demonstração, falando sobre os materiais e sobre o primeiro exercício.
Todos pareceram entender bem, pois 'pegaram' a ideia desde o inicio. Alguns comentaram sobre a dificuldade de evitar a linha de contorno, fato muito natural dada a forma como todos aprendemos a representar o mundo físico, quando crianças e mesmo em nosso desenvolvimento artístico posterior.

First exercise going on. (Pictures by Cecilia Simonyi)

Em seguida, fiz uma nova e rápida demonstração da abordagem do 'Párisi Udvar', e os alunos enfim tiveram até o fim da aula para trabalhar nesse tema, com minha assistência e de Cecilia.
Talking about the results. (Picture by Jakab Erdely)

Ao final, espalhamos os cadernos pela calçada e avaliamos os resultados. Eu sempre convido os participantes a comentar seus próprios trabalhos e se quiserem, os dos colegas.

Same subject, same approach, same technique - 20 different works. (Picture by Cecilia Simonyi)

Essa foi uma das aulas que eu mais gostei de realizar. Foi intensa e produtiva e acho que houve uma troca incrível com os participantes. Foi um momento muito especial para mim, realizar um workshop de desenho em Budapeste, capital do país de origem da minha família.

Muito obrigado Budapeste!
Köszönöm szépen!


Conheça o belo trabalho de ilustração de Cecilia Simonyi em seu website.

---

On October 28, I taught the workshop "Graphite is the Matter" in Budapest, as announced.
I have plenty of stories and drawings to share about my recently trip to Hungary, but I'm starting with this workshop.
The workshop was planned by me and the local artist and friend Cecilia Simonyi. It was approved as an official Urban Sketchers workshop and it also had local support by Usk Budapest.
The workshop location, at Kossuth Lajos U and Ferenciek Tere, was a great choice. It had some interesting subjects for a painterly approach with graphite.

I went to the spot twice before it happened to study the location, its subjects, possible angles and alternatives in case of rain.
On the first day, the weather was challenging. It was very cold and wet, which forced me to work quickly and to stop for a coffee nearby. At least, I was relieved as I noticed the existence of a loggia where we could be sheltered in case of bad weather on the day of the workshop.
I came back on the the next day. As the weather improved, I worked peacefully on a few pieces for the demos. I could finally feel well prepared - it was the same feeling of teaching at an Urban Sketchers symposium.
On Sunday morning, the day of the workshop, the weather was just perfect for teaching and drawing.
I started talking about my own work, about urban sketching and the Urban Sketchers organization itself. Cecilia assisted me, and did the translation to Hungarian.
Then, I did a quick demo showing the first exercise, taking the opportunity to talk about the materials and pencil technique themselves.
Everyone seemed to grasp the idea of working with masses, looking at the whole visual mass of the subject, trying to avoid doing contour lines.
After everyone finished I did another quick demo showing how to proceed next. I remember some participants asking what the "next steps" were. I showed then how to keep focusing on the masses, improving the general composition whilst adding smaller shapes for windows, doors, building ornaments, people and so on.
At the end, we put all the drawings on the ground and shared the impressions of the technique, approach and results. People were happy with the experience and so was I!

I honestly believe it was one on the best workshops I've ever taught. It was very productive and the group was eager to learn and to try this approach. For me it was really special teaching at Hungary, the country where part of my family came from!

I'd like to thank Cecilia for her assistance and to help me making this workshop happen. I'd also want to thank Urban Sketchers and Urban Sketchers Budapest!

Köszönöm szépen!

Get to know the beautiful work by Cecilia Simonyi on her website.

Relaxing after the workshop, taking a look at some of my drawings. (Picture by Cecilia Simonyi)
"I'd like to introduce you the kneaded eraser!" (Picture by Jakab Erdely)
Thinking with the students (Picture by Cecilia Simonyi)


Nenhum comentário:

Postar um comentário