30 dezembro 2017

Frank Lloyd Wright Sketching Tour VI - Milwaukee, from Wright to Calatrava

Windhover Hall
 Além de algumas obras de Fllw, Milwaukee era boa uma razão para uma parada. Eu queria conhecer o Milwaukee Museum of Art, edifício de Santiago Calatrava, e dar uma volta pelo centro da cidade, cujo destaque é o belo edifício da prefeitura. Nesta página do museu, um informativo artigo sobre sua arquitetura.
Chegar ao museu não foi problema, graças ao Wase, como falei no post anterior. Acessei o atrium pela garagem do subsolo e me encantei pelas linhas sempre surpreendentes da arquitetura de Calatrava.
The Quadracci Pavillion


Calatrava menciona algo como uma reinterpretação pós-moderna de uma catedral gótica. Fala também de mimetizar a forma de um barco à vela, com amplas janelas fitando o Lake Michigan.
Enfim, tirei algumas fotos, comi um lanche e saí para desenhar o edifício. Sentei-me em um canto do jardim tentando me abrigar em uma sombra escassa. Fazia um calor tremendo, que fez a aquarela secar meio grosseiramente. Fiquei um pouco insatisfeito com o céu que pintei, mas tudo bem (quando voltei para São Paulo, calmamente fiz uma nova camada no céu, que acabou resolvendo a questão).
Enquanto pintava, me lembrei do sketch que fiz do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, também de Calatrava. Ambos edificios possuem sistemas de brises automatizados.
Sketch realizado no Rio de Janeiro - Museu do Amanhã, de Santiago Calatrava

O Museu do Amanhã - Rio de Janeiro
No caso de Milwaukee, os brises se fecham quando o vento atinge uma determinada velocidade. O site menciona que os mesmos se abrem e se fecham duas vezes por dia. Veja neste vídeo como o edificio parece fechar uma 'capa' sobre si. Neste outro, algumas imagens aéreas bem bonitas.

[Update: here's a video Ruud Otten made of the wings closing and opening again]

O edifício de Calatrava conecta-se a um edificio modernista de 1957 de Eero Saarinen - descobri isso agora mesmo - passei pelos 'pilotis' do mesmo sem saber dessa informação. Lá notei, entretanto, um imenso balanço de concreto.
War Memorial Center - Eero Saarinen
Encontrei ali mesmo dois urban sketchers da Holanda, que também participaram do simpósio de Chicago.
Ruud Otten and his girlfriend

No próximo post falo mais sobre a cidade de Milwaukee e sobre o edifício da prefeitura, o qual fiz um sketch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário