Logo após minha passagem pelo Milwaukee Art Museum, fui caminhando até o centro da cidade, mais precisamente em direção ao edifício da prefeitura da cidade - a Milwaukee City Hall, de 1895.
Havia visto algumas fotos pela internet quando pesquisara sobre a cidade. Parecia impressionante pelas fotos. E é ainda mais impressionante ao vivo.Em uma das extremidades do edifício em estilo neo-renascentista, ergue-se a torre de 108 metros de altura, com inspiração na prefeitura da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Segundo li, a cidade de Milwaukee recebeu grande imigração alemã.
Sem nenhuma vergonha, sentei literalmente no meio da calçada e comecei a traçar rapidamente. Terminei o desenho em cerca de 30 minutos...bem, talvez um pouco mais.
Notei, enquanto desenhava, o grande arco na base do edíficio. Me lembrei de Frank Lloyd Wright, que utilizou arcos assim diversas vezes, como na Arthur Heurtley House (em outra escala, claro). Há ainda outros exemplos, como na Dana-Thomas House (1902), mas talvez o mais notável seja a entrada do "Francisco Apartments" (1895), edifício que foi demolido na década de 1970, mas cujo arco foi preservado e reinstalado em outro local, segundo o que pesquisei neste artigo. Vale lembrar que Fllw nasceu em Richland Center e viveu em Madison, cidades não muito distantes de Milwaukee, portanto, não é muito difícil imaginar que tenha visto pessoalmente a construção desse edifício. Wright ainda explorou substancialmente o 'arco' em uma fase posterior de sua carreira como vemos na entrada belissima da Morris Gift Shop (1948, São Francisco - CA), no Marin County Civic Center (1962, San Rafael - CA) e na Igreja Ortodoxa de Wauwatosa (que visitei neste mesmo dia e que postarei em breve!).
Milwaukee City Hall |
Link para a matéria com a foto original |
Dana-Thomas House (1902), antigo sketch de minha autoria, feito com base em foto. (markers) |
Link para foto original. Fonte: Wikipedia |
Marin County Civic Center (1962), antigo sketch feito com markers |
Enfim, passei alguns momentos agradáveis na cidade, que conta com um museu da Harley Davison (que deve ser fantástico, mas que optei por deixar para uma próxima hehe) e com inúmeras cervejarias.
No próximo post, um sketch de mais uma casa do arquiteto, a Frederick C. Bogk House.
Nenhum comentário:
Postar um comentário