18 dezembro 2017

Frank Lloyd Wright Sketching Tour III - Oak Park

Minha próxima parada para um sketch foi em frente à Arthur B. Heurtley House (1902), no número 318 da Forest Ave, Oak Park - IL.

Essa é uma das minhas casas preferidas desse período do arquiteto. Acho particularmente bonito o trabalho de tijolos aparentes, a entrada marcada pelo arco, e maneira como o telhado parece descolado do corpo da construção graças às linhas de janelas altas e à varanda do segundo pavimento. Nesta casa, a chaminé da lareira, que sempre foi utilizada pelo arquiteto como um elemento de destaque nas articulações dos interiores, é vista cortando o baixo telhado.
Mais uma vez, a horizontalidade da casa é proeminente. Um muro lateral acentua ainda mais essa característica.

Interessante observar que Wright fez uma transgressão na concepção dos ambientes internos, colocando o living, a sala de jantar e a cozinha no andar superior, junto aos quartos. A suite principal e o living voltam-se para a varanda deste andar. No térreo ficam outras dependências íntimas como um 'playroom' e demais dependências de serviço como lavanderia e quartos de visitas.
Enquanto desenhava vi os moradores da casa entrando e saindo. Conversavam na varanda... Deve ser incrível ocupar uma destas casas, apesar dos curiosos e amantes de arquitetura do mundo todo estarem logo ali, tirando fotos e desenhando sua casa!
Fiz o sketch em cerca de uma hora e meia. Um casal se aproximou e conversou comigo por um tempo. O rapaz era também um fã do arquiteto.
Sai de lá e, a passos largos, voltei para próximo da estação de trem para comer algo. Nota mental: leve sempre algo para comer Eduardo! Não queria perder muito tempo...o dia estava lindo.

Bem em frente à Arthur Heurtley House, encontra-se a Nathan G. Moore House, também de Wright. Trata-se de uma residência com arquitetura menos claramente definida, já que apresenta características de diferentes momentos, devido a um incêndio que destruiu parte da construção.
Mesmo assim, não deixa de ser interessante!


Fiz um desenho dela no finalzinho da tarde, que publico aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário