17 dezembro 2017

Frank Lloyd Wright Sketching Tour II - Oak Park

Continuando as postagens sobre a minha Fllw Sketching Tour...
Após o sketch do Unity Temple, segui caminhando em direção à Forest Ave., onde se encontram nada menos que 7 casas reformadas ou projetadas por Frank Lloyd Wright.
Como disse no post anterior, estive por lá em 1997 com alguns amigos. Na época, tirei centenas de fotos. Dessa vez, eu queria sentar e desenhar. E foi isso que eu fiz.
A primeira casa que encontrei na Forest Ave. foi a Frank W. Thomas House, no número 210, erguida em 1901.
Frank W. Thomas House (1901)
Frank W. Thomas House (1901)

Me chamou a atenção a beleza do entorno: frondosas árvores, belos tons de verde e muita tranquilidade. Sentei do outro lado da rua, próximo ao busto de bronze do arquiteto que pontua a entrada de um parque, e fiz um sketch calmamente.

Frank Thomas House é considerada uma de suas primeiras "Prairie Houses", talvez a primeira onde o estilo se cristalizou. A horizontalidade acentuada pelas molduras que correm pela fachada, e que por vezes delimitam as janelas, os longos beirais e enfim toda a proporção elegantamente estendida pelo terreno é, para mim, a característica principal dessa fase da produção do arquiteto. Ali também pontuam-se outros detalhes típicos desse momento: o arco baixo que marca - e ao mesmo tempo protege - a entrada da casa, os vitrais delicados nas janelas, os telhados suavemente inclinados, etc. Leia mais neste link.




Segui caminhando pela rua, fascinado pela beleza do lugar, das belas casas, sempre envolvidas por graciosos jardins e enormes árvores.
Casa à Forest Ave., Oak Park - IL

Casa à Forest Ave., Oak Park - IL

Casa à Forest Ave., Oak Park - IL

Casa à Forest Ave., Oak Park - IL

Passei por outras duas casas do arquiteto, mas não as desenhei: Peter A. Beachy House (1906) e Edward R. Hills (1906). Há ainda Laura Gale House, em uma pequena viela transversal à Forest Ave., que não cheguei a visitar. [enquanto escrevo fico pensando: "Deus, como pude não visitar essa casa, e tantas outras que estavam a somente algumas quadras dali?" Mas, analisando como um adulto (e não uma criança), eu já fiz isso no passado (de ver todas e cada uma delas) e o intuito dessa vez era outro, de qualquer maneira.]
Peter A. Beachy House (1906)
Edward R. Hills (1906)

Edward R. Hills (1906)
Segui mais um pouco até o número 318 da mesma avenida, a Arthur B. Heurtley House, que eu pleiteava desenhar - uma das minhas favoritas.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário