Resolvi chamar essa sequencia de postagens de "Frank Lloyd Wright Sketching Tour" pois foi basicamente isso: uma viagem especialmente organizada para eu visitar, e desenhar, obras do arquiteto norte-americano do qual sou fã incodicional desde que tomei contato com seu trabalho na faculdade de arquitetura.
Meu primeiro dia de 'tour' foi maravilhoso. Fui ao Oak Park, distrito próximo a Chicago, onde Fllw morou e fez carreira, construindo dezenas de obras - em sua maioria residências - naquelas ruas arborizadas e (quase sempre) tranquilas.
Peguei o trem em Chicago e segui ansioso pelo que viria, mesmo tentando baixar as expectativas para não me frustar com nada.
Minha primeira parada foi no número 875 da Lake St., onde ergue-se elegantemente o Unity Temple, obra construída entre 1905 e 1908.
Notei as proporções apuradas, a simetria silenciosa e o jogo de volumes que reforça a sobriedade do edifício. As janelas altas da fachada para a Lake St. foram assim desenhadas para proteger o interior do ruído externo. O terreno, longo e estreito, fora um desafio para o arquiteto, que dividiu a construção em dois blocos, com uma loggia de acesso entre eles (mesmo conceito usado em sua residência / estúdio a alguns quarteirões dali).
Li agora que o edificio foi restaurado entre 2015 e 2017, e reinaugurado em junho deste ano! Foram gastos 23 milhões de dólares para o trabalho.
Não entrei no templo, pois era dia de culto (domingo). Não era minha intenção entrar, já que queria aproveitar o tempo o máximo possível. De qualquer forma eu já conhecia os interiores uma vez que, em 1997, entrei com meu amigo Daniel. Vinte anos atrás, estive lá com ele, Rodrigo e Carlos, no último ano da faculdade. Eu sonhava em ser um grande arquiteto.
Continua...
Apesar de não gostar esteticamente de algumas casas dele,foi um belo registro.Deu pra viajar tbm, um pouco ,com suas historias
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Regina. Entendo, a arquitetura dele é carregada de elocubrações e simbologias, por isso é estranha muitas vezes! rs
ExcluirAbraços