17 dezembro 2017

Frank Lloyd Wright Sketching Tour I

Finalmente começarei a publicar sobre a viagem que realizei há alguns meses, logo após o término do 8º Simpósio Internacional de Urban Sketching, realizado em Chicago - US.
Resolvi chamar essa sequencia de postagens de "Frank Lloyd Wright Sketching Tour" pois foi basicamente isso: uma viagem especialmente organizada para eu visitar, e desenhar, obras do arquiteto norte-americano do qual sou fã incodicional desde que tomei contato com seu trabalho na faculdade de arquitetura.
Meu primeiro dia de 'tour' foi maravilhoso. Fui ao Oak Park, distrito próximo a Chicago, onde Fllw morou e fez carreira, construindo dezenas de obras - em sua maioria residências - naquelas ruas arborizadas e (quase sempre) tranquilas.

Peguei o trem em Chicago e segui ansioso pelo que viria, mesmo tentando baixar as expectativas para não me frustar com nada.
Minha primeira parada foi no número 875 da Lake St., onde ergue-se elegantemente o Unity Temple, obra construída entre 1905 e 1908.


Após algumas fotos, me acomodei para fazer este sketch:
Notei as proporções apuradas, a simetria silenciosa e o jogo de volumes que reforça a sobriedade do edifício. As janelas altas da fachada para a Lake St. foram assim desenhadas para proteger o interior do ruído externo. O terreno, longo e estreito, fora um desafio para o arquiteto, que dividiu a construção em dois blocos, com uma loggia de acesso entre eles (mesmo conceito usado em sua residência / estúdio a alguns quarteirões dali).
Li agora que o edificio foi restaurado entre 2015 e 2017, e reinaugurado em junho deste ano! Foram gastos 23 milhões de dólares para o trabalho.

Não entrei no templo, pois era dia de culto (domingo). Não era minha intenção entrar, já que queria aproveitar o tempo o máximo possível. De qualquer forma eu já conhecia os interiores uma vez que, em 1997, entrei com meu amigo Daniel. Vinte anos atrás, estive lá com ele, Rodrigo e Carlos, no último ano da faculdade. Eu sonhava em ser um grande arquiteto.





Continua...

2 comentários:

  1. Apesar de não gostar esteticamente de algumas casas dele,foi um belo registro.Deu pra viajar tbm, um pouco ,com suas historias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Regina. Entendo, a arquitetura dele é carregada de elocubrações e simbologias, por isso é estranha muitas vezes! rs
      Abraços

      Excluir