08 fevereiro 2014

Avenida Paulista Aérea

No final do ano passado fiz um desenho bem complexo para a Brookfield, através da Archote Propaganda: elaborar uma vista aérea da Avenida Paulista, utilizando fotografias e mapas como referência. Levando em conta a diretriz do cliente de mostrar diversos edifícios e locais importantes na região tive que distorcer um pouco a realidade, expandindo a largura da avenida, e encurtando distâncias.
Fiz primeiro um desenho à lápis, o qual enviei à agência para avaliação. Depois de passado a nanquim, iniciei a colorização com canetas marcadores, tentando limitar a paleta (basicamente cinzas variados, poucos verdes (incluindo o meu preferido celadon green para vidros), e um pouco de azul, além das colunas vermelhas do MASP).
O desenho foi publicado na Folha de São Paulo.




03 fevereiro 2014

Programa de Bolsas de Participação - 5º Simpósio Internacional de Urban Sketching

O 5º Simpósio Internacional de Urban Sketching será realizado no Brasil, em Paraty!!
Sim, depois de Portland, Lisboa, Santo Domingo e Barcelona, iremos receber este que é um dos maiores acontecimentos envolvendo a arte do desenho de locação, na atualidade.
Concorremos com outras 09 cidades do mundo todo, e Paraty foi escolhida pelo seu charme, patrimônio artístico e cultural, beleza e infraestrutura, que garantirão um excelente cenário para os mais de cem desenhistas que certamente ocuparão as ruas dessa cidade.

É igualmente com grande prazer que anunciamos nosso Programa de Bolsas de Participação neste simpósio, destinado a brasileiros e moradores da cidade de Paraty! 

Para participar, leia o regulamento no link http://goo.gl/6nu3pI

São Paulo 460 anos, atrasado...

Há alguns anos eu fiz um desenho do Edificio Martinelli, descrito neste post.
Esse desenho hoje encontra-se emoldurado e pendurado em um das paredes da minha casa.
Na semana passada foi destaque em uma publicidade feita no jornal O Estado de São Paulo, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.
Foi bacana vê-lo assim, grandão, ocupando a extensão da página. Fiquei muito feliz!

24 janeiro 2014

Sobre desenho de locação - en plein air

Eu estava fazendo um desenho no topo da Pedra Bonita, quando me veio um pensamento, elaborado e anotado posteriormente em meu caderninho de notas, que venho mantendo em algumas expedições de desenho.
Pensei que não existe sketch perfeito (após cometer um erro) e sim o momento perfeito. Aquela situação ideal (local, comodidade e material adequados), com o tema perfeito. Há sempre, ou quase sempre, um imprevisto. Neste caso era o vento muito forte que sacudia meu caderno, o qual tinha que segurar com força. Havia também a preocupação de me queimar com o sol forte nas minhas costas e que refletia na rocha por todos os lados. Os markers reagiram um pouco diferente no papel novo (acabara de trocar de sketchbook).
Enfim, erros são cometidos, coisas imprevistas acontecem mas segue-se em frente. No final, valerá a experiência, mais que aquele sketch, e o conjunto da sua produção, é muito mais relevante que um sketch em particular.

















Para ilustrar isso, coloco aqui uma página do meu primeiro sketchbook, de 2005.
Duas igrejas em duas situações diferentes - a da esquerda foi feita 'outdoors', em pé, em um congelante dia na Suiça....eu tirei as minhas luvas para fazer esse desenho, mas minha mão foi ficando dura e chegava a doer, de tanto frio. Eu acelerei com o desenho para ir embora dali o mais rápido possível.
A da direita foi feito alguns dias depois, em Zurich, dessa vez devidamente sentado e protegido do frio...
Qual desenho é melhor? O da direita, na minha opinião.
Mas qual tem mais valor intrinseco para mim?
Os dois, igualmente.

É, era para ter uma melhor conclusão colocando esses dois desenhos, mas valeu assim mesmo.


23 janeiro 2014

Curso do Bajzek - Últimas vagas!

Restam apenas 05 vagas para a 13º Turma do Curso do Bajzek!
Maiores informações por email no edubajzek@gmail.com

Não vejo a hora de começar!


42º Sketchcrawl em São Paulo!

Olá a todos!
Mais uma vez, nos juntaremos às dezenas (talvez centenas) de cidades no mundo todo, desenhando juntos em São Paulo, em mais uma alegre edição de Sketchcrawl. Sim, é uma alegria desenhar na companhia de seus pares...
Compareçam! Não precisa de inscrição e nem ser profissional para participar. Basta chegar.
Se quiser ficar quietinho em seu canto, vá também.
Se quiser tomar um chopp com a gente no final do dia, estaremos por lá.

Abraços!

09 janeiro 2014

Centro Empresarial Itau

Em novembro de 2013 fizemos um encontro de Urban Sketchers em local muito interessante para se desenhar - o Centro Empresarial Itaú, no metrô Conceição. Passamos uma ótima manhã de domingo por lá...
Encontrei essa página e achei legal publica-la pois envolve um 'approach' diferente. Eu primeiro fiz um sketch rápido da cena, pois queria ter um enquadramento diferente. Lembro que me chamou a atenção esse corte inclinado do canto da torre...o espelho d'água e as árvores ao fundo, dando um ótimo contraste, e os reflexos na fachada de vidro, criando um segundo universo lá dentro.
Após feito esse estudo iniciei o outro desenho usando apenas marcadores e evitando a linha, de modo a construir a imagem apenas com massas de cores.
Espero que gostem!
Abraços


06 janeiro 2014

19º Encontro de Urban Sketchers em São Paulo

Ontem tivemos mais um agradável e proveitoso encontro de Urban Sketchers aqui em São Paulo.
O Cemitério da Consolação é uma fonte 'eterna' de temas: a figura humana, congelada em belíssimas esculturas; a arquitetura, miniaturizada nos mausoléus de diversos estilos, e a paisagem, com as belas alamedas de ciprestes.
Vale o  passeio também, pois reúne as tumbas de proeminentes cidadãos paulistanos, incluindo Monteiro Lobato, Mario de Andrade e o arquiteto Ramos de Azevedo. Pra onde se olha, vê-se um nome conhecido, como Libero Badaró, Eusébio Matoso, Marquesa de Santos, Paulo Machado de Carvalho, Caio Prado, etc. Você pode não saber quem é a pessoa, mas certamente já passou por alguma rua ou avenida batizada em homenagem a ela.




Esse foi o flyer do evento, que divulgamos no Facebook, na nossa página do Urban Sketchers Brasil.


02 janeiro 2014

Curso do Bajzek de volta em 2014!

O Curso do Bajzek está de volta!

Estão iniciadas as inscrições da 13º turma.
Em 3 anos de vida, o curso extensivo já atendeu cerca de 120 alunos.

Em sua versão intensiva ou em workshops já participaram mais de 220 pessoas em cidades como São Paulo, São Luis, Fortaleza e no 3º International Urban SketchingSymposium, na República Dominicana. 
Em julho de 2013, participou do 4º International UrbanSketching Symposium, em Barcelona – Espanha, como instrutor do workshop “Straight to Masses”.

As aulas vão de 01/02/2014 a 05/04/2014
São nove sábados, das 09:00 às 13:00hs. (não haverá aula no sábado dia 01/03)

O curso agora conta com uma aula a mais, incluida após pesquisa com os ex-alunos.
O conteúdo passou por uma avaliação também, nessa ocasião.
Informações no flyer.

Maiores detalhes: edubajzek@gmail.com

(ah, restam apenas 09 vagas)



01 janeiro 2014

Paranapiacaba


Neste último domingo realizamos mais um encotnro de Urban Sketchers em São Paulo, mais precisamente na cidade de Paranapiacaba.
Leia neste post a descrição deste agradável dia e mais alguns sketches...

Feliz 2014!!

31 dezembro 2013

Adeus 2013...Bem vindo 2014!



Enfim, lá se vai 2013...restam poucas horas para a virada do ano e eu, sozinho em casa por enquanto, resolvi dar uma passada neste esquecido porém amado blog, o qual neglicenciei tanto nos últimos meses...
2013 foi um ano intenso, de muito trabalho e muito crescimento pessoal.
Eu reformei meu apartamento, brincando um pouco de ser arquiteto novamente...de brincadeira isso não tem nada, é verdade.
Em julho embarquei para a Europa, em uma jornada memorável que se iniciou no 4º Simpósio de Urban Sketching, o qual fui instrutor e participante novamente. Foi nos posts dessa viagem, que eu parei de postar aqui...para você ter uma idéia, ainda não escaniei todos aqueles desenhos!
Em agosto veio a idéia para realizar uma proposta para o Brasil sediar o próximo simpósio! 40 dias de trabalho, ao lado de Fernanda Campos, nos levaram à vitória. Paraty será a capital do desenho entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014! A Copa já terá acabado...e estaremos todos lá, felizes, independente do Brasil ganhar ou perder o caneco.
2013 foi também o ano das 'expedições' de desenho: a primeira para a Amazônia, onde passei 8 dias desenhando e pintando no mais encantador, exuberante e intenso cenário em que já estive...mosquitos, borrachudos, vespas e abelhas me perturbaram e me picaram, mas eu insisti e insisti, brigando também com a autocobrança e a insegurança. O resultado foram cerca de 30 estudos, que farão parte de um livro comemorativo do Parque Cristalino, a ser lançado em 2014 ou 2015.
Depois vieram as expedições ao Rio de Janeiro: não tão selvagens, claro, mas igualmente intensas! E viva esta maravilhosa cidade!
Em 2013, os estudos sobre a alma continuaram, cada vez mais profundos. Em setembro fiz o Transcendendo seus Limites, um mergulho nas profundezas do meu ser e, ao mesmo tempo, um voo radical no céu da minha existência....em São Roque eu renasci. Continuo o mesmo, é verdade, mas talvez mais leve. Alguns bichos-papão viraram luz...

E que venha 2014!! Te recebo de braços abertos! Sem grandes promessas, mas com muita força de vontade...
Que venham mais expedições, mais encontros e mais desenhos, mais beijos e abraços, mais alegres dias de sol, mais nuvens de serenidade e ventos de mudanças, antigos amigos e novos desconhecidos.
Mais sucesso e muito mais dinheiro...
Mais amor e menos ódio.
Mais Luz.

Feliz 2014!