17 dezembro 2018

Hungary Trip VIII - Balaton

Aquarela feita no sketchbook

Iniciamos, no dia 17 de outubro, nossa viagem pelo interior da Hungria, cujo principal objetivo era conhecer os vilarejos onde meus avós e bisavós nasceram.
A primeira parada foi no lago Balaton, distante a cerca de 120 km de Budapeste e considerado como a 'praia' de Budapeste, dado sua vasta extensão costeira (mais de 200 km). Diz-se que a região fica lotada na alta temporada de verão.
Chegamos em Balatonfüred pela manhã, onde nos encontramos com um casal de amigos da Cecilia, que ali vivem. Fomos muito bem recebidos, com um passeio às margens do lago seguido de um delicioso e suculento almoço.
Pela tarde, Cecilia e eu nos dirigimos à Tihany, uma vila pitoresca que fica na ponta de uma península, e de onde se tem belas vistas do lago.
Assim que chegamos, fomos surpreendidos com o pedido de uma entrevista para uma rede de televisão húngara. Foi divertido

Em seguida, sem nada hesitar, fomos procurar um cafe local, de onde se tem uma belíssima vista panorâmica do lago. Ficamos ali por horas, tomando café, comendo doces incríveis e, claro, desenhando e pintando. O passeio pela vila ao anoitecer foi especialmente prazeroso.

No dia seguinte, fizemos um tour por diversos vilarejos, parando em alguns para caminhar e explorar. Esses locais me pareceram muito quietos, quase vazios. Andávamos sem cruzar com uma pessoa sequer. Devem, no entanto, ficar bastante movimentados na alta temporada.

Foi um dia muito tranquilo, e é sempre gostoso viajar de carro descompromissadamente.
Enfim, nos despedimos do casal e seguimos rumo à Szalafó, onde ficaríamos hospedados pelos próximos dias.

---

On October 17, Cecilia and I started a trip to the countryside. Our main focus was to get to know the villages where my family came from.
Our first stop was at Balatonfüred, a summer resort at Balaton's lake shore, where we met a couple - Cecilia's friends. We were very welcomed! They took us to a nice stroll at the lake shore and later we had a delicious lunch cooked by them.
Later on, Cecilia and I went to Tihany, a small village perched over a hill on a peninsula that stretches into the lake
From there we had an amazing view of the vast and quiet lake. We spent most of our time having fun at a cafe promenade, drinking coffee, eating delicious desserts and, of course, sketching. I did two small watercolors there, one in my sketchbook and another in a loose sheet of paper.
Tihany is such a nice place...it was specially nice wandering its empty streets at dusk.
On the next day, we all toured around some other villages, stopping to walk and explore in some of them. They look all very, very quiet to me. There were no souls, but us. I wonder how busy those villages are during high season.
Anyways, after saying goodbye to the nice couple, we head to Szalafó, where we stayed to over the next few days.

A spread of my sketchbook with random drawings: some from the car trip around Balaton and a few from the next days

Enjoying Balaton views with tasteful desserts