05 julho 2011

Deus


Esse texto já tem alguns meses que escrevi...posto agora porque estou com vontade de dividir com alguém. Você, que eu não sei quem é.
Porque? O que isso tem a ver com perspectivas e sketches? Bom, tem a ver comigo.  Tem a ver com o que estou passando hoje, e rele-lo foi uma benção. Devia ler isso todos os dias.

Deus está no meio de nós.
Sempre ouvimos isso.
Mas aonde? Cadê Ele? Quem já não fez essa pergunta?

Eu já fiz, e ainda faço, mas felizmente às vezes tenho um vislumbre da presença Dele.
Ontem à noite eu tive mais um, enquanto ouvia meus motetos no I-pod.
Me enchi de emoção imaginado o talento daqueles compositores e das vozes penetrantes dos cantores. O que é aquilo? Que vozes são essas? Cheguei a pensar que são vozes de anjos. Anjos mesmo. Eu sou espírita, mas acredito nesses seres de muita luz, e até com asas, porque não?
Pensei no Paul McCartney. No show que vimos. Na energia, na luz que esse homem tem. Quanta gente envolvida com um propósito só: ser feliz! Cantar, dançar, chorar e amar.
Penso nos grandes mestres da Arte. Quem foi Leonardo da Vinci, Michelangelo?
Penso nos arquitetos e engenheiros que construíram tantos castelos e palácios maravilhosos. Pinturas e lugares que deixam pessoas comuns boquiabertas. Penso nas catedrais, erguidas pedras sobre pedras, pelas mãos de homens comuns.

Deus está em todos.

Deus esteve em Brahms, enquanto ele escreveu os motetos que tanto me emocionam. Deus ainda está dentro daquelas músicas, em cada nota, em cada compasso. Deus está na voz daqueles cantores, que séculos depois gravam essas músicas para nós podermos ainda ouvi-las. Deus está na mente dos garotos que criaram meu i-pod, para que o contato dessa música seja tão próximo do meu cérebro.
Deus esteve nas mãos do Michael Nyman enquanto ele compunha a trilha de “O Piano”.
Deus esteve em Frank Lloyd Wright, que idealizou e construiu a Falling Water.
Deus esteve em John Lennon e George Harrison.
Deus está em Paul McCartney.

Deus está na Débora, que tanto me ajuda a viver e a ser feliz. Deus está no meu amigo Carlos, que me convidou para o Reveillon de 2001, quando eu conheci a Débora.
Deus está na minha mãe e no meu pai, que me colocaram neste mundo e que tanto fizeram por mim. Deus está nos meus irmãos, companheiros desde sempre. Deus está nos meus amigos, companheiros que vem e vão. E nos que ficam.
Deus esteve nos meus avós, e está na minha vó Anna, e em todas as pessoas da minha família. Quem são essas pessoas? São um presente de Deus para mim.
Deus está na Teresinha e na Claudia que tantas coisas importantes e fundamentais já me disseram. Deus está em cada fala da Claudia, que tanto me ajuda a viver.
Deus está na Renata, na Camila e na Fernanda.
Deus está na Lapopie, um doce de ser, um presente de Deus para mim e para a Débora.
Deus está no porteiro Rogério, no faxineiro Pedro.
Deus está no garçon Zé, que sempre nos atende com carinho na padaria.
Deus está no Mauricio Takiguthi, que tanto tem me ajudado a abrir os olhos para os caminhos infindáveis da Arte.
Deus está na Nice, que cuida de cada canto dessa casa, que cuida da minha roupa e arruma minhas coisas.
Deus está em cada homem que pintou uma tela, que esculpiu uma pedra, que assentou um tijolo. Deus está em todos aqueles que buscaram trazer beleza para esse mundo. Deus está em cada pincelada de Leonardo da Vinci, em cada martelada de Antonio Canova.
Deus está na beleza das coisas.
Penso nas paisagens que eu já vi. Penso na visão das montanhas nevadas, no céu azul.
Deus é a natureza. Deus está em cada partícula desse planeta.

Deus está em cada desenho que eu já fiz. Em qualquer um, e em todos. Deus está no meu pai, que me entregou esse presente. Deus está no prazer de desenhar, que nunca tem fim. Deus esteve em cada pessoa que já veio até mim, comprando um trabalho meu, ou apenas querendo ver e comentar.
Deus está na pessoa mais simples que veio até mim, e na mais culta também.
Deus está em cada partícula de mim. Em cada emoção que eu sinto, em cada risada que eu dou, e em cada lágrima que eu derramo. Deus está na minha voz, está nas minhas palavras.
Deus está em cada traço que eu dou.

Às vezes eu esqueço de tudo isso.
Às vezes eu fecho os olhos e saio tateando no escuro.

Mas Ele me acha sempre, me pega nas mãos e me coloca sob sua Luz novamente.
Porque Ele está em cada pessoa perto de mim.
 
Deus está em mim.

6 comentários:

  1. Simplesmente suas palavras foram perfeitas... Não sei nem o que dizer, fiquei muito emocionada...
    Parabéns pela sensibilidade e compreensão deste Ser tão maravilhoso!
    Abraço
    Sílvia Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Que bom que esse texto tb tocou em você Silvia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pô Edu, nem sou muito religioso mas gostei muito. Me identifiquei de alguma forma. :)
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Danilo, eu tb nao sou (tão) religioso. Mas a gente nao precisa ser religioso para estar próximo de Deus. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Que otima surpresa ler este teu post nesta madruga gelada...ha algum tempo acompanho teu lindo trabalho pela web, incognito, mas não consegui deixar de comentar teu texto.
    É um conforto pra gente ver pessoas como voce, que sentem prazer em partilhar, seja teu trabalho e conhecimento, ou palavras escritas c tanta sinceridade e gratidão pela vida...
    E eu te agradeço por este momento, pelo texto e os belos trabalhos que sempre me inspiram muito!

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo carinho Jony. Grande Abraço!

    ResponderExcluir