15 dezembro 2019

Bruxelas - De St. Michele Gudule ao Ricotta & Parmesan

A chegada em Bruxelas a partir de Amsterdam foi 'suave'. Após check-in e café, fomos mergulhar no centro histórico dessa cosmopolita (e um pouco estranha) cidade.
Nossa primeira parada foi longa, já que nos encantamos com o interior da Cathédrale de Saint Michel et Gudule. Santo Michel e Santa Gudule são patronos de Bruxelas.
 A construção da catedral, em elegante e harmonioso estilo gótico, foi iniciada no início do séc XIII mas só foi concluída em 1519. Suas torres de 64 metros de altura são atribuídas ao mesmo arquiteto da prefeitura da cidade (hotel de ville/town hall) - Jan Van Ruysbroeck.
Do interior, nos impressionou as estátuas dos 12 apóstolos, conjugadas às colunas da nave, e o belíssimo púlpito, criado em 1699 pelo escultor Hendrik Frans Verbruggen.
Desenhamos por uma hora e meia lá dentro.

Depois de um lanche rápido seguimos para a Grand Place, o coração da cidade, inundada por turistas.
Sua feição rebuscada, oriunda das intensamente ornamentas fachadas góticas e barrocas é impressionante. O ouro dos ornamentos atrai o olhar. A torre de 96 metros do Hotel de Ville, coroada por uma estátua de St. Michel, representa o apogeu dessa opulência.
Sentamos novamente para desenhar, em um dos extremos da praça. Que tarefa!! 😅
Ficamos lá por cerca de duas horas, abandonando nossos desenhos pelo cansaço.
O movimento incessante de turistas e artistas de rua contribuiu para nossa fadiga mental, recuperada um pouco mais tarde, em uma deliciosa 'taberna' onde comemos uma massa deliciosa. O restaurante Ricotta & Parmesan foi um excelente achado, tanto pela comida quanto pelo ambiente propício para, acreditem, mais alguns sketches!
























Nenhum comentário:

Postar um comentário