28 janeiro 2019

Hungary Trip XIX - A few days in Budapest

Após passar alguns dias no interior da Hungria retornei a Budapest no dia 24 de outubro. A partir deste dia, passei a ficar hospedado em um air-bnb, na Lövölde Ter - uma praça ("Ter" significa Praça), a cerca de 300 metros da estação de metrô Kodály Körönd. Era um ótimo lugar, com fácil acesso de transporte público e bastante comércio nas imediações.
Assim que voltei à Budapeste, meu foco foi me preparar para o workshop que aconteceria no domingo dia 28 de outubro, como postei anteriormente. (veja neste link sobre este workshop). Para tanto, fiquei nas imediações da Ferenciek Ter por muitas horas, durante dois dias, tentando não ser vencido pelo forte frio que fazia. Quando chovia, me abrigava em algum café próximo (e me deliciava comendo Somlói galuska).

Na quinta-feira à tarde fui desenhar a ponte Széchenyi Lánchíd - a famosa ponte das correntes, inaugurada em 1849. Fazia um frio insuportável, o que me obrigou a abandonar o desenho e correr para mais um café.
Fui finalizar este desenho 3 dias depois, em um dia bem mais agradável.

Um dos melhores momentos que vivi em toda a viagem foi assistir a uma apresentação de música e dança tradicionais húngara, não em um local turístico, mas em um clube de bairro. Foi uma fantástica experiência para mim. Além de ter realizado alguns desenhos que me deixaram bastante satisfeito, eu me encantei com a apresentação.

Além disso, pude ver húngaros dançando em duplas ou em grandes rodas. Fiquei especialmente admirado de ver muitos jovens, crianças e adolescentes de 10 anos em diante, dançando juntos! Interessante essa valorização da cultura e das tradições do país por pessoas especialmente desta idade. Eu dancei bastante também. Apesar de meio desajeitado, eu não resisti e me deixei envolver.

No sábado, véspera do workshop, choveu bastante, o que me obrigou a fazer desenhos rápidos e procurar um lugar fechado. Escolhi o Magyar Nemzeti Múzeum, ou Museu Nacional da Hungria.
A visita foi interessante. Aprendi um pouco sobre as origens do povo húngaro, fiz alguns desenhos e esperei a chuva passar. Uma pena ter sido grosseiramente tratado por uma das funcionárias do museu - tirando esse fato, valeu a visita.

Fiz ainda uma aquarela do Mercado Central de Budapeste - Központi Vásárcsarnok (experimente pronunciar essa palavra), a partir da Fővám tér. Já era tarde quando terminei.
No dia seguinte eu ministrei o workshop com minha amiga Cecilia Simonyi.

---

After spending great times at Hungary's countryside, I came back to Budapest on October 24. From this day on, I stayed at Lövölde Ter, at an air-bnb, near the Kodály Körönd subway station. It was a great area, with easy access to public transportation and plenty of comercial services.
As soon as possible, I started getting prepared for the workshop I would teach on the following Sunday, October 28, as I posted before. So I spent many hours at Ferenciek square, trying to not be defeated by the cold weather.

On Thrusday afternoon I went to Széchenyi Lánchid bridge - the famous "Chain Bridge", inaugurated in 1849. It was really cold that day, so I gave up sketching.
One of the best moments I had during the entire trip was watching to folk music pocket show in a small club, away from any touristic spots. It was a fantastic experience for me. Besides doing some good sketches I was enchanted by the presentation. I also found very interesting to see people from all ages dancing happily. I couldn't help but join them... I danced a lot!



On Saturday, it was raining, so I had to sketch indoors. I chose the Magyar Nemzeti Múzeum (Hungarian National Museum), which was interesting. I learned about the Hungary past, sketched and waited the rain to stop. The bad side of it was dealing with a very rude lady from the staff. Dear God...what a bad job they must have!
I still did a watercolor of the city market - Központi Vásárcsarnok - from Fővám tér.
It was late when I finished.



The next day, I ran the workshop with my friend Cecilia Simonyi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário