07 agosto 2018

A Ribeira do Porto

Esta foi o desenho inaugural do meu novo sketchbook Laloran. Foi também meu primeiro desenho urbano feito com caneta e colorido, depois de cerca de 2 meses de preparação para meus workshops no UskSymposium2018.
Depois de passar o dia todo treinando no local onde eu daria meus workshops, desci à Ribeira, bairro charmoso que fica às margens do rio Douro, e onde eu estava hospedado.
Gostei muito dessa cena, pela luz, pela perspectiva da rua à esquerda, pela inclinação do terreno, e pelo forte contraste da construção branca com a empena escura do edifício vizinho. Foi exatamente essa empena que me atraiu, e que me colocou em apuros. Eu tentei reproduzi-la tal como era, mas em um tom um pouco mais quente (era preta praticamente, ou cinza bem escuro, frio). Mas não gostei muito do resultado, apesar dos ótimos feedbacks que recebi no Instagram quando postei a foto.
Bem, deixei de lado, e após escanear o original, resolvi fazer um ajuste na prancheta, aqui em casa.
Gostei, felizmente do resultado final. Ufa. ME arrisquei bastante, tentando remover parte da pintura original e colocando outra camada. Aliviei algumas sombras, criei outras e ainda adicionei uma textura de telhas para dar uma 'graça' à parede (essas telhas em empenas são relativamente comuns lá).
Enfim...eis o desenho.


Logo depois fiz mais um sketch rápido, que ficou incompleto. Aproveitei o espaço vazio do caderno para escrever algumas memórias.

So, I’ve started scanning my drawings from Porto. I worked a little bit in this one - I was not satisfied with the color/look of the side wall of that building. It was a drawing trick. I think the problem was that it was in the center of composition, had a weird color and it was dark. But that was, on the other hand, exactly what caught my attention there: the strong contrast between the dark wall and the bright building in front. Also, the street that seems to vanish in the shadow... I think I’m happy now. And kudos for the Laloran Book Sketch Sketchbook which hold up all the struggle and the water and the paint beautifully

Nenhum comentário:

Postar um comentário