07 janeiro 2018

Frank Llyod Wright Sketching Tour VIII - Frederick C. Bogk House (31.07.2017)


Frederick C. Bogk House
Após deixar o centro de Milwaukee, me dirigi a uma das casas de Wright que estavam no meu planejamento: a Frederick C. Bogk House, construída em 1916. Na verdade, de onde estava estacionado meu carro (no Art Museum) foram apenas uns 10 minutos de carro.
A construção, como menciona este artigo no Wikipedia, parece muito sólida e robusta. Alguém poderia chamá-la de 'caixote' (o que não é bem mentira), entretanto há um elegante arranjo de linhas verticais e horizontais, além de delicados ornamentos, que tornam a fachada muito harmoniosa.
Interior - Foto, Gary Porter, Milwaukee Journal Sentinel

Particularmente, acho muito interessantes as reentrâncias verticais que cortam a fachada de cima a baixo, unindo os dois pavimentos. Também é bacana a maneira como os caixilhos de portas e janelas parecem não tocar a alvenaria, já que há uma faixa de vidro os separando. Esses vidros são sempre decorados com vitrais. A arquitetura dessa casa foi fortemente influenciada pela concepção adotada por Wright no Imperial Hotel, projeto que estava sendo construído à epoca, no Japão.
É impossível não notar também os enormes beirais do telhado e o volume do bloco das lareiras o qual desponta na cobertura - as lareiras formam sempre um núcleo em seus projetos.
Leia nessa matéria de um jornal local sobre os moradores que habitam a casa desde 1955. Há ótimas fotos, incluindo inúmeros detalhes do interior.
Fiz o sketch rapidamente, começava a ficar meio tarde...

No sketch, a casa ficou um pouco mais alongada que a original...

A casa encontra-se em um rua muito arborizada, um belo lugar

Um comentário: