08 janeiro 2018

Frank Lloyd Wright Sketching Tour IX - Orthodox Church (31.07.2017)

Ainda no mesmo dia, segui em direção à Annunciation Greek Orthodox Church, em Wauwatosa, uma pequena cidade na região metropolitana de Milwaukee. Como curiosidade, Wauwatosa quer dizer "vaga-lume", na língua indígena local.
Da minha última parada, a Frederick Bogk House, foram cerca de 30 minutos dirigindo. Em alguns momentos passei por áreas um pouco decadentes e fiquei ligeiramente tenso e preocupado em me perder. Mas nada sério.
A igreja foi concluída em 1961 (dois anos após a morte do arquiteto), e tem seu projeto ancorado nos desdobramentos de dois elementos simbólicos da igreja ortodoxa: a cruz grega e o domo. A planta-baixa foi desenhada a partir da própria cruz, por exemplo. O domo azul, é rebatido pela forma do piso do auditório.
Nesta fase de sua carreira, Fllw experimentava e explorava as formas baseadas em círculos. Aqui, e no Marin County Civic Center, ele levou essa quase-obsessão pelo círculo ao extremo. O resultado pode parecer estranho pelas fotos, mas quando visto pessoalmente é no mínimo muito interessante. Para um fã do arquiteto como eu, vale cada minuto da visita.

Para intensificar minha experiência, aquele final de dia estava lindo. Nuvens sinuosas no céu pareciam refletir as formas curvas da construção, chamando minha atenção.

Uma mistura de excitação, entusiasmo e um pouco de ansiedade disputavam minha alma. Ansiedade porque já começava a ficar tarde, e eu tinha uma longa 'perna' de estrada pela frente. Entusiasmo e excitação porque eu não podia deixar de fazer um sketch no local!
E assim o fiz, rapidamente, mas carinhosamente. O sol ardia um pouco em minhas costas. Eu ouvia o tráfego intenso da avenida que passa ao largo. Uma pessoa cruzou o terreno do templo, em minha direção, desejando-me uma 'boa tarde'.  Meu carro estava parado a uns 50 metros de mim.`
Últimas fotos e segui viagem.



Dali até Madison foram mais 120 km. Cheguei perto das 22:00hs, a tempo de comer um delicioso pedaço de pizza no restaurante ao lado do "Super 8", onde me hospedei.
Que dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário