19 dezembro 2016

Lançamento do livro Rio Sketchbook na Livraria da Vila


Foi uma noite inesquecível. Senti-me realizado ao poder ver esse projeto materializado, muito lisonjeado de receber tantas pessoas queridas e honrado de poder distribuir dedicatórias e assinaturas em tantos livros! Foram cerca de 80 exemplares vendidos na noite do último dia 08 de dezembro.
Aproveito para agradecer mais uma vez à Editora M'Arte, do meu querido Edoardo Rivetti, à competência do editor Marcelo Arantes, ao talento do Alexandre Guedes na direção de arte, Ana Paula Piccoli na edição e revisão, ao Matthew Rinaldi na tradução, Joice Santos na diagramação e Sérgio H. Almeida na produção gráfica.
Agradeço também a todos os patrocinadores que com muita seriedade apoiaram este projeto: à Tarpon Investimentos, Machado Meyer Advogados e Eletrobras.
Enfim, vamos a algumas fotos!
Fotos: Alessandro Couto.


Com o sr. Antonio Correa Meyer
Edoardo Rivetti, eu, meus pais e Marcelo Arantes
Marcelo Arantes, Emerson Kapaz, Eduardo Bajzek, Antonio C. Meyer e Edoardo Rivetti



Sócios da New Content
Com os arquitetos Sylvia Chaves e Marcos Tomanik
Com a decoradora Luciana Teperman
Ana Paula Piccoli
 


Com sócios da Machado Meyer Advogados
 



Equipe de produção do livro. Da esquerda para direita: Ana Paula Piccoli, Edoardo Rivetti, eu, Matthew Rinaldi, Marcelo Arantes e Alexandre Guedes

Mais fotos do lançamento em São Paulo!



05 dezembro 2016

Igrejas da Penha

Neste último sábado, dia 03/12, fui ao 99º Encontro de Urban Sketchers São Paulo, no bairro da Penha. Achei interessante a ideia de conhecer outra região da cidade e, de fato, estava com vontade de desenhar. Aproveitei o fim de semana tranquilo e fui. Demorei cerca de 25 minutos para ir da Freguesia do Ó até lá. Foi rápido, tratando-se de São Paulo.
Adorei descobrir o conjunto de 3 igrejas muito próximas umas das outras - na verdade, uma capela, uma igreja e uma basílica. Disse "descobrir" pois não conhecia nada sobre a região. Uma vergonha, considerando que a primeira igreja data de 1682! Bem, acredito que dessa época não deve haver muita coisa remanescente (o interior da igreja é românico). Mesmo assim, um conjunto muito interessante, principalmente pela sua disposição e proximidade, que remonta aos primórdios da colonização de São Paulo.
Comecei desenhando a fachada da igreja da Nossa Senhora da Penha, ainda um pouco duro no traço, mas esforçando-me a soltar e acelerar a cada linha. Queria desenhar as 3 igrejas.
Depois me dirigi ao largo do Rosário para desenhar a capela da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de 1802, erguida por escravos. Ela dá as costas a outra igreja, voltando-se para a periferia da cidade. Lá encontrei outros grupo de sketchers e tiramos fotos.


Após um pastel de feira e um café expresso, fui sozinho desenhar a basílica, alguns metros adiante. Hesitei por um momento, já que a igreja não é particularmente bonita. Por outro lado é grandiosa, e no final das contas rendeu um bom desenho.

04 dezembro 2016

Lançamento "Rio Sketchbook" em São Paulo!


Na próxima quinta-feira, dia 08 de dezembro, o livro será lançado na Livraria da Vila, da Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista - São Paulo - SP.
Conto com a presença de todos vocês, amigos, familiares, alunos e colegas! Será um prazer vê-los por lá, e entregar um exemplar em suas mãos!
E viva o Rio de Janeiro!!

E se você ainda não viu o vídeo, aqui vai novamente!

Lançamento "Rio Sketchbook" na Livraria Argumento!


Na última quarta-feira, dia 30 de novembro, meu livro "Rio Sketchbook" foi lançado na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, com a presença dos meus editores e patrocinadores, além de colegas e visitantes. Foi muito gratificante ver, finalmente, o livro nas prateleiras e na vitrine da loja, e as pessoas levando-o pra suas casas! Tomara seja fonte de inspiração para meus colegas desenhistas e fonte de recordações e alegrias para todos aqueles que o tiverem em suas mãos!
Seguem mais algumas fotos!









23 novembro 2016

Rio Sketchbook!

Estou muito contente em anunciar o lançamento do meu livro "RIO SKETCHBOOK", pela editora M'Arte!
O livro está lindo, com dezenas de desenhos e aquarelas feitos na cidade do Rio de Janeiro, e em meu estúdio - produtos de 6 viagens que fiz à cidade desde 2013.
O lançamento acontecerá nos próximos dia 30/11 na Livraria Argumento (R. Dias Ferreira, 417 - Leblon), no Rio de Janeiro e 08/12 na Livraria da Vila (Al. Lorena 1731 - Jardins), em São Paulo, sempre a partir das 19:00hs.
Convido a todos meus amigos, familiares, interessados e apaixonados por desenho e arte!!

18 novembro 2016

Participação na Semana Design Essencial 2016 do Senac

Nos últimos dias 09 e 10 de novembro, participei da Semana Design Essencial 2016, no Senac Osasco - SP, a convite do colega arquiteto e professor Rogério Novakoski.

No dia 09, proferi palestra com o tema Desenho e Design, onde abordo o tema de Desenho em duas diferentes formas: quando possui um fim em si próprio e quando serve como ferramenta no processo criativo - além de como essas duas formas se complementam.
O slide abaixo resume bem a primeira parte da palestra:

Sigo mostrando como minha atividade de ilustrador se relaciona com a atividade projetual de arquitetos e designers, quando estes me solicitam perspectivas artísticas. Existe, neste caso, uma troca dinâmica entre o ilustrador e o arquiteto, quando um se apoia no processo do outro para desenvolver seu trabalho.
Finalizo comentando como acredito ser muito importante desenvolver o desenho a mão livre como ferramenta de projeto.
Já no dia seguinte, ministrei um workshop de desenho de observação, onde procurei focar na questão da leitura do 'real', pelos olhos não-comprometidos da 'percepção concreta', ou seja, sem a interferência de julgamentos do cérebro viciado em símbolos e padrões. Em outras palavras, mostrei que é preciso desenhar 'o que se vê', e não aquilo que 'acha que se vê'. O exemplo clássico disso é quando o aluno não consegue representar um objeto que está acima da sua linha de visão: sempre o faz como se estivesse olhando-o por cima -  as linhas 'sobem no papel' (a partir das arestas) e nunca 'descem', como de fato ocorre nestes casos. Entre outras coisas, eu mostrei a imagem abaixo para elucidar esta questão.
Agradeço ao Rogério pelo convite e também a professora Indira F. Faria pela ajuda e recepção.
Abraços!

02 novembro 2016

Estação Júlio Prestes


Recentemente tive a oportunidade de ficar cara a cara com esse edifício desconcertante. Tive pouco tempo, mas consegui fazer um sketch rápido e sucinto. Há ângulos neste edifício que merecerão uma visita mais prolongada.

25 outubro 2016

Desenho Urbano no Sesc Pompeia


Neste próximo sábado, dia 29 de outubro, teremos aula de Desenho Urbano. O local escolhido dessa vez foi o querido Sesc Pompéia, palco de muitas possibilidades ricas e interessantes para desenhos, seguindo diversas abordagens, especialmente desenho por massas. A aula acontece das 09 às 18:00hs, com pausa de 1 hora para o almoço, totalizando 8 horas/aula.O valor do curso é R$ 250,00. Caso faça a inscrição com um colega ganha ainda 10% de desconto.
Mais informações, só me enviar um e-mail (edubajzek@gmail.com).

Abraços!

08 outubro 2016

Cervejaria Antartica tombada

A antiga fábrica da Cervejaria Antartica (Cia Antarctica Paulista), no bairro da Mooca, foi tombada pelo Conpresp, segundo fiquei sabendo através do site São Paulo Antiga (link para a matéria). O conjunto arquitetônico data da década de 1920.
Espero que o poder público e/ou a iniciativa privada possam criar algo útil, atraente e sólido para a sociedade nesta região da cidade que ainda preserva características marcantes do passado. Fica a esperança de bons frutos desse tombamento.
Em julho de 2014 fizemos um encontro de Urban Sketchers muito bacana por lá, com uma matéria produzida pela TV Gazeta. Veja aqui o vídeo da matéria.
Fiz alguns desenhos, dos quais tenho este escaneado. Foi feito com markers AD Chartpak, em tons variados de "warm grey".

04 outubro 2016

Curso do Bajzek - Outubro de 2016


Olá pessoal, mais uma vez aqui divulgando uma nova turma do meu curso. Na verdade são dois cursos, lembrando que separei o antigo Curso de Valorização de Projetos em Cursos de Desenho Artístico de Arquitetura e Desenho Urbano.
Os cursos serão sequencias, nos dias 15, 22 e 29 de outubro (a propósito, dia 22 será meu aniversário!). Você pode fazer somente o primeiro curso, somente ou segundo e claro, idealmente, os dois na sequencia, já que manterá um nível de prática alto e ainda terá acesso a uns bons descontos ;)

Há ainda condições especiais para grupos!

Consulte a programação completa e valores por email
edubajzek@gmail.com

Espero vê-lo em breve!

Maquetes utilizadas no curso para explicação dos diversos exercícios, incluindo projeção de sombras e perspectiva.

Desenho Urbano no SESI - Rio Claro

Neste último sábado estive em Rio Claro, interior de São Paulo, para contar ao público da cidade, sobre meu trabalho relacionado ao Desenho Urbano. Esse é um dos temas que vem sendo apresentado na Exposição Itinerante do Sesi, ao longo deste ano de 2016.
Fui super bem recebido pelo professor Marcos Calegari, que organizou a exposição lá em Rio Claro.
A palestra fez parte do programa Diálogos Artísticos e Fotográficos, que pretende aproximar os artistas dos estudantes e da comunidade. Acho que o intuito foi cumprido, já que entre a pequena plateia havia estudantes do ensino médio, artistas da cidade e professoras de educação artística. Fiquei contente como sempre.

01 outubro 2016

Palestra "Do Papel Carbono aos Sketchbooks" na UNIFIEO

Semana passada estive na UNIFIEO para uma palestra com estudantes da faculdade de arquitetura, a convite da minha ex-aluna, a arquiteta Luciane Virgilio, que lá leciona. Fiquei muito entusiasmado com o pessoal! Tivemos um ótimo papo sobre a relação do desenho a mão livre com arquitetura, sobre mercado de trabalho, experiencias profissionais, etc, tudo pontuado através de dezenas de imagens que utilizo para contar sobre minha carreira. O pessoal interagiu fazendo perguntas e se mostrando animados em se dedicarem ao desenho a mão livre!

 Levei meu portifólio e alguns sketchbooks, motivo da curiosidade dos rapazes ali do lado esquerdo da foto :)

14 setembro 2016

Museu do Ipiranga

No último domingo estive no Museu do Ipiranga, ou mais precisamente, no Parque da Independência - já que o museu encontra-se fechado para reformas.
Era o 88º encontro de Urban Sketchers São Paulo. Ao chegar, não encontrei ninguém. Havia uma grande confusão por conta de uma corrida para crianças / jovens em torno do museu. Fui para uma das laterais, e sentei-me a sombra para fazer um desenho. Optei pela aquarela, já que o dia estava lindo - a luz quente do sol enfatizando o ocre da fachada em contraste com o verde escuro dos ciprestes. Pronto, o tema estava ali. Bastava me concentrar e trabalhar.
Fiz uma única aquarela, pequena, formato 15 x 18 cm. Tentei enfatizar a luz, deixando as áreas iluminadas sem cor, o 'ocre' aparecendo somente nas sombras. Thomas Schaller é um mestre nesse quesito.
Fiquei contente com o resultado, apesar de perceber que, por causa do tamanho pequeno, as pinceladas acabam ficando um pouco contidas. Meu ocre ficou um pouco 'bege', podia ter usado mais pigmento.
Mas a luz esta ali, a composição ficou bonita, e era isso que eu queria: trazer um registro deste belo cenário.



02 setembro 2016

Memorial da América Latina em Tons de Cinza

Há algumas semanas estive no Memorial da América Latina para desenhar como o grupo Urban Sketchers São Paulo. Na ocasião decidi fazer um desenho a grafite e achei um lugar interessante para sentar e produzir algo diferente - sob a passarela curva -  que proporcionou linhas marcantes para a composição.
O desenho foi feito em camadas graduais de grafite, partindo de um 4B até um 6B.


21 agosto 2016

Pokemón Go!



Estive ontem na Av. Paulista para dar mais uma aula de Desenho Urbano. Foi um dia um pouco dificil, pois choveu muito. Além disso, a  Cetenco Plaza estava fechada para obras, o que limitou muito as possibilidades de temas. O ponto de encontro era lá.
Mas foi um dia proveitoso. Desenhamos sob o vão do MASP e passamos um bom tempo no Starbucks, tomando café enquanto desenhávamos, quentinhos.


Após a aula, fui sozinho perambulando por ali, animado para desenhar. Encontrei uma bonita cena em uma das alamedas do Parque Trianon. Bonitas árvores, projetando-se inclinadas sobre o passeio, encobrindo os frequentadores do parque com suas densas copas de mata atlântica. Hum...frequentadores? Eram poucos. Muitos eram os caçadores de Pokémon!! Eu demorei a 'captar' o contexto, mas depois me diverti com a cena de dezenas de pessoas, olhando fixamente para seus celulares e comemorando a cada Pokémon capturado. Não sei se estou falando besteira, não conheço o jogo, mas fiquei com vontade de baixar o aplicativo! rs

Fiz o desenho em cerca de 1 hora e meia, finalizando em casa para alguns ajustes.