19 dezembro 2011

Tenho produzido bastante nos últimos tempos...finalizei recentemente um conjunto de 15 perspectivas para um empreendimento em Uberaba, todas em aquarela, as quais postarei assim que permitido.
É claro, sempre que possível, eu faço meus desenhos por ai. Aqui vão os últimos:


Parque Buenos Aires - Higienopolis / São Paulo
Esse desenho começou despretensioso. Minha idéia inicial era apenas se ater às formas da vegetação e do edifício modernista ao fundo. Depois resolvi colorir algumas coisas com marcadores, usando uma paleta bem restrita. Usei marcadores AD. Não sei muito se gosto do resultado...talvez eu termine de colorir (sinto que falta alguma coisa). Foi feito na última aula desse ano, junto com os alunos Antonio Cesar, Lucas Valim, Vinicius Nakama e Gustavo Secco e foi um momento bem prazeroso. Bom papo e muitas risadas.
Alunos desenhando
Os desenhos acima foram feitos durante essa última aula...o pessoal super concentrado facilitou com poses demoradas! Exagerei propositalmente o tamanho dos pés do Antonio Cesar, pois estava muito perto dele, e era essa a impressão que eu tinha...ficou bem esquisito.

Happy sketching moments.

Essa página contém diversos desenhos, feitos durante um happy-hour e um almoço recentemente. A pequena casinha do canto foi feita para servir de aquecimento para o próximo desenho (abaixo).

Avenida Pompéia x Rua Cajaíba

Este último desenho foi feito ontem, em uma esquina da Avenida Pompéia. Dessa vez optei por uma técnica diferente, que nunca tinha tentado na rua: lápis de cor. Exatamente como eu pensava, foi demorado e trabalhoso, mas valeu o estudo. O desenho me parece suave, mas faltou mais tempo para buscar cores mais intensas. Gosto dessa esquina...a rua cai abruptamente do outro lado da avenida. Procurei mostrar essa realidade mostrando elementos cortados na paisagem, como as árvores. Bem, há alguns postes ali tb, mas não dá pra ve-los direito.
Enquanto faço esses desenhos sempre acontecem fatos curiosos...a cidade parece muito mais real e próxima.
O dono do restaurante do outro lado da rua veio bater papo comigo, além de dois simpáticos senhores. Uma batida de carros quase na minha frente, quase sem danos e com motoristas muito civilizados (mal os ouvi dialogar). Viaturas policiais que passavam às pressas. A sombra que recuava cada vez mais, me deixando exposto ao sol intenso das 12:00hs. O cheiro horroroso de fumaça de algum carro velho que passou era ainda pior que o cheiro de lixo vindo da lixeira atrás de mim (não percebi quando comecei o desenho, e senti muito).


O que você, caro leitor desse blog, acha das técnicas acima? Qual delas é que você mais se sente confortável? Qual delas mais utiliza?

Dê sua opinião.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi quando Chapeuzinho Vermelho me perguntou: por que pés tão grandes, Antonio César?
    E eu respondi de imediato: são para tentar acompanhar o incansável Eduardo, que está quilôoooometros a frente!

    ResponderExcluir
  3. Grande Eduardo!

    Como não gostar desses desenhos? dessas técnicas? isso é contagiante meu caro!!!Eu gosto muito de desenhar a caneta preta, me sinto bastante confortavel e parece que tenho mais confiança, porém agora que comprei os marcadores pro inicio das aulas, estou me deliciando, pois meus desenhos não tinham cores (não que fossem piores) mas a cor da aquele algo a mais no desenho, e claro preciso aprender a usa-lo da maneira correta também, aprender a utilizar as cores e tal...
    Enfim...estou ancioso pro inicio das aulas, tenho certeza que todos aprenderemos muito!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande Renan

    Obrigado pela visita e pelo comentário! Sim, vamos trabalhar com cores! Farei o possível para ensinar o que eu aprendi por ai...

    Abraços e até dia 21!

    ResponderExcluir
  5. Caro Eduardo, encontrei seu blog por acaso, e gostei muito de seus desenhos, eu tenho um projeto pessoal, eu estou montando um apostila de RPG (um jogo de tabuleiro), que não será comercial, e sim para uso pessoal, essa apostila apresentara modelos de cenários para facilitar a compreensão do jogador, gostaria de saber se você poderia me autorizar a usar algumas de suas imagens para ilustrar essa minha apostila. ainda não peguei nenhuma de suas imagens, aguardo sua resposta,esse é o meu e-mail: hemerson140189@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adoraria saber utilizar qualquer das técnicas para a introdução as cores, mas só uso 3 canetas pretas em qualquer papel ou em qualquer superfície.

    ResponderExcluir