01 junho 2017

Sketch Tour Portugal XII - Valinhos e Aljustrel

No domingo, dia 14 de maio, seguimos em direção à Valinhos, uma localidade próxima ao santuário, onde encontra-se o caminho dos pastorinhos, ou seja, o lugar onde as crianças costumavam passar quando seguiam de suas casas no vilarejo de Aljustrel para a Cova da Iria (local exato onde se encontra o santuário).
É neste percurso onde se deram algumas das aparições - particularmente uma das aparições de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917, e as duas aparições do Anjo da Paz, um ano antes, em 1916.
É sobre essa visão do Anjo que trata o sketch abaixo - uma escultura em pedra branca em meio ao bosque. Lá, vimos dezenas de peregrinos das mais diferentes nacionalidades, prestando suas homenagens, orando, refletindo, ora sozinhos ou em grandes grupos. Permanecemos em silêncio total, cada um fazendo seus desenhos em pontos diferentes.

Mais tarde seguimos por alguns quilômetros para Aljustrel, onde moravam as crianças pastorinhas. A casinha aqui retratada é de Francisco e Jacinta, os dois irmãos. O sketch representa uma rua meio deserta, mas aquilo estava era caótico - muitos turistas, peregrinos, e vários ônibus passando, tirando lascas das paredes antigas. Eu não estava com energia para desenhar tanto movimento... 

A portinha que aparece no sketch deve ter 1,70 de altura apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário