O recinto do santuário de Fátima é marcado em seus extremos por duas igrejas - a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, construída a partir de 1928 e consagrada em 1953, com campanário encimado pela coroa de Nossa Senhora, e Basílica da Santíssima Trindade, cuja construção foi iniciada em 2004. Fiz dois sketches desta última.
O primeiro é de uma vista muito interessante, onde as grandes vigas de sustentação centrais da estrutura se tornam colunas, formando grandes empenas que enquadram a paisagem. Ali, pendurado e atingindo grande altura estava o rosário em comemoração ao centenário das aparições. Eu achei melhor não desenhar as contas do mesmo, transformando-o em apenas uma cruz. O motivo é que eu teria dificuldade em preencher a aquarela do céu com tanta interferência e porque eu achei a escultura muito literal para o desenho.
O segundo sketch fiz dentro da basílica, calmamente, tomando cuidado com a perspectiva do ambiente, cheia de 'pegadinhas'. Achei lindo o painel de cerâmica colorida em contraste com o branco da igreja e o crucifixo escuro ao centro. Um sacerdote brasileiro presidia uma das missas naquele momento.
Nossa aventura em Fátima já estava ganhando ares de saudosismo, muito antes de terminar. Teríamos ainda algumas horas no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário