29 dezembro 2011

Workshop na Unifor!

Amigos, em Janeiro de 2012 estarei na Unifor, em Fortaleza, para a realização de mais um workshop. As inscrições estão abertas no site da universidade. Clique aqui, para ver mais informações e fazer sua inscrição online.
São apenas 20 vagas, sendo que 11 já estão preenchidas!
Compareça! Vamos desenhar juntos por 3 dias!
Qualquer dúvida me escreva.
Abraços!


27 dezembro 2011

Feliz Ano Novo!

O Cartão de Natal/Ano Novo desse ano foi fácil de conceber, e um pouco dificil de executar.
A viagem de Lisboa foi o ponto de partida. Minha mulher sugeriu mostrar a foto dos sketchbooks juntos...e logo me veio o 'slogan' COMPARTILHE SUAS PAIXÕES!
Desenhamos juntos, no dia 24 de julho, eu, Fabien Denoel, Gerard Michel, Nicolas Michel. Ainda estavam por lá, Antoine e Maria Michel e a simpática Irenka.
A Torre de Belém foi o tema em comum...cada uma a desenhou com suas particularidades, com seu próprio olhar...sentados na relva queimada e sob forte calor.

Em 2012, trabalhe, ganhe dinheiro, aumente seu patrimônio, compre suas coisas preferidas. Mas não deixe de experimentar aquilo que REALMENTE te dá prazer...pelo menos uma vez por semana, escute suas músicas preferidas, dance se tiver vontade, cante...saia com seus amigos, jante com seus familiares. Desenhe, pinte, borde, faça aquilo que você mais gosta!
Seja tolerante e respeite as pessoas que te amam.
Ilumine a sua vida, acendendo as luzes dos seus porões, vasculhando a sujeira que está por baixo das camadas amortecidas da existência. Só assim, você encontrará a paz que tanto quer.
Abrace as pessoas, reencontre o amor em seu coração. Só assim você será amado.
Perdoe, confie, peça.
Experimente.

COMPARTILHE!!

FELIZ ANO NOVO!!



23 dezembro 2011

2011 deixará saudades!


Este ano foi um ano especial para mim. Muito.
Foi um ano de grande crescimento profissional e pessoal.
Outro dia fiquei pensando que minha 1º turma começou em janeiro, DESTE ano!
Sabrina, Cláudio, Lorena e Valéria. Cada um com suas particularidades, foram muito importantes para mim. Foi por causa deles que nasceu em mim a confiança de que dar aulas era um caminho possível e enriquecedor.
Depois veio o convite da Stein+Luz para eu dar aulas no excelente espaço deles, e logo a 2º turma. Alexandre, Caio, Aline, Marcela, Hugo e Fabio estiveram lá comigo. Todos, inclusive eu, descobrindo coisas novas, dando risadas, e trabalhando intensamente...e logo minhas manhãs de sábado viraram sinônimo de alegria e prazer.
Em junho aconteceu a minha primeira exposição coletiva: Sketch!Jazz, a convite dos talentosos Fabio Corazza, Joel Lobo e Montalvo Machado. Um convite e tanto! Foi um espetáculo a vernissage!
Em julho, tive o privilégio de participar de um memorável e grandioso encontro de desenhistas: o simpósio de Urban Sketchers, em Lisboa! Conheci meus ídolos Gerard Michel, Luiz Ruiz, Frank Ching, e muitos outros. Fiz novos amigos, como o João Pinheiro, meu ‘chapa’ brasileiro, companhia de sketches e cervejinhas na Terrinha. Conheci tanta gente bacana lá!!! Fiz mais de 30 desenhos em uma semana, e venci o medo de viajar sozinho para o exterior. Foi inesquecível.
A essa altura do ano já tinha produzido bastante coisa para Roberto Loeb, Scopel, Luciana Teperman, Raquel Molica, Francini Pádua, Copema, Marcos Tomanik, etc...
Em agosto, peguei um dos melhores trabalhos da minha vida: as aquarelas da Cia Marítima, pela indicação do super educado e simpático Marcelo Rosembaun.
Que delicia foi fazer aquele trabalho! Só gente competente envolvida, um tema pra lá de agradável e uma técnica que tenho cada vez mais afinidade e devoção: aquarela.
A partir de outubro, comecei um daqueles grandes projetos com 15 perspectivas...3 meses de trabalho. Uma longa jornada, com muitas e muitas horas de trabalho.
Este ano um trabalho meu foi usado ilegalmente e, pouco tempo depois, usado legalmente. O mesmo!
Aquele do MASP...e por falar em MASP, vendi um outro original, feito naquele mesmo dia, em 2009.
O mês de outubro foi o mês dos workshops!
O Workshop de São Luis foi muito especial – aprendi tanto em tão pouco tempo. Conheci uma terra belíssima e gente contagiante.
O Workshop do Mackenzie foi muito intenso, com quase 50 estudantes curiosos em ver o que um ex-aluno tinha a dizer sobre desenho.
O Workshop da Unicsul foi também uma ótima experiência, com a ajuda essencial do Hugo.
No mês de outubro começamos a 3º turma...Luciana, Rodrigo, Vinicius, Lucas, Gustavo, Alexandre, e os incansáveis Hare, Antonio e Valéria, que madrugavam todos os sábados, vindos de longe.
Esse ano eu falei sobre desenho como nunca antes.
Aprendi como nunca antes.
Conheci pessoas interessantes! Fiz novos amigos.

E recebi um dos presentes mais doces de toda a minha vida.
O convite para o Leader Training...obrigado Camila, querida.
Uma jornada indescritível às infinitas camadas da minha alma. Lá, eu visitei o pior lado de mim, e conheci o melhor também. Eu mergulhei em um profundo buraco negro e sai de lá com o amor de Deus revestindo meu coração.

Se você acha o tom desse texto muito ‘emotivo’, tudo bem - ele é mesmo. Eu sou assim.

Se você se sentiu tocado de alguma forma, nada mais natural.

É Natal! É Ano Novo!
Sinta isso!

Em 2012, compartilhe!

Iphoneevo

19 dezembro 2011

Tenho produzido bastante nos últimos tempos...finalizei recentemente um conjunto de 15 perspectivas para um empreendimento em Uberaba, todas em aquarela, as quais postarei assim que permitido.
É claro, sempre que possível, eu faço meus desenhos por ai. Aqui vão os últimos:


Parque Buenos Aires - Higienopolis / São Paulo
Esse desenho começou despretensioso. Minha idéia inicial era apenas se ater às formas da vegetação e do edifício modernista ao fundo. Depois resolvi colorir algumas coisas com marcadores, usando uma paleta bem restrita. Usei marcadores AD. Não sei muito se gosto do resultado...talvez eu termine de colorir (sinto que falta alguma coisa). Foi feito na última aula desse ano, junto com os alunos Antonio Cesar, Lucas Valim, Vinicius Nakama e Gustavo Secco e foi um momento bem prazeroso. Bom papo e muitas risadas.
Alunos desenhando
Os desenhos acima foram feitos durante essa última aula...o pessoal super concentrado facilitou com poses demoradas! Exagerei propositalmente o tamanho dos pés do Antonio Cesar, pois estava muito perto dele, e era essa a impressão que eu tinha...ficou bem esquisito.

Happy sketching moments.

Essa página contém diversos desenhos, feitos durante um happy-hour e um almoço recentemente. A pequena casinha do canto foi feita para servir de aquecimento para o próximo desenho (abaixo).

Avenida Pompéia x Rua Cajaíba

Este último desenho foi feito ontem, em uma esquina da Avenida Pompéia. Dessa vez optei por uma técnica diferente, que nunca tinha tentado na rua: lápis de cor. Exatamente como eu pensava, foi demorado e trabalhoso, mas valeu o estudo. O desenho me parece suave, mas faltou mais tempo para buscar cores mais intensas. Gosto dessa esquina...a rua cai abruptamente do outro lado da avenida. Procurei mostrar essa realidade mostrando elementos cortados na paisagem, como as árvores. Bem, há alguns postes ali tb, mas não dá pra ve-los direito.
Enquanto faço esses desenhos sempre acontecem fatos curiosos...a cidade parece muito mais real e próxima.
O dono do restaurante do outro lado da rua veio bater papo comigo, além de dois simpáticos senhores. Uma batida de carros quase na minha frente, quase sem danos e com motoristas muito civilizados (mal os ouvi dialogar). Viaturas policiais que passavam às pressas. A sombra que recuava cada vez mais, me deixando exposto ao sol intenso das 12:00hs. O cheiro horroroso de fumaça de algum carro velho que passou era ainda pior que o cheiro de lixo vindo da lixeira atrás de mim (não percebi quando comecei o desenho, e senti muito).


O que você, caro leitor desse blog, acha das técnicas acima? Qual delas é que você mais se sente confortável? Qual delas mais utiliza?

Dê sua opinião.

08 dezembro 2011

Avenida Paulista 120 anos!

Já fiz tantos desenhos lá! Sozinho ou acompanhado, sempre foram ocasiões especiais: O Masp, a Casa das Rosas, a Fiesp, o Hospital Santa Catarina, o Conjunto Nacional...cada desenho carrega consigo um pequeno universo de sensações e histórias.
O desenho acima retrata uma das últimas residências que permanecem em pé...é o registro de um tempo que eu daria tudo para conhecer. Eu tenho um apego a esse passado que eu não vivi: do chão de terra, do chapéu, da luz a gás. Dos grandes casarões, da arquitetura elegante e vistosa.
Mas, meu caro, eu nasci no final do século XX! Passei tantas vezes de carro por ali, grudado no vidro olhando os prédios altos e pensando: um dia vou ser arquiteto!
Apesar de não projetar mais, a arquitetura fortaleceu meu gosto pelo desenho, e o desenho, o gosto pela cidade.
Minha pequena homenagem a essa que é a avenida mais paulista de todas.