01 novembro 2011

Perspectivas Arquitetônicas com 01 ponto de fuga

Recentemente tenho falado bastante de perspectiva com 01 ponto de fuga. Foi tema do workshop na Unicsul e da última aula do Curso de Valorização de Projetos.
Eu usava 01 ponto de fuga com frequencia, no início. Certamente porque era mais fácil a montagem (na época montava tudo 'na raça'). Bastava colocar uma parede em escala e puxar as profundidades.
Fiz há pouco uma seleção desses desenhos - todos antigos, sendo a maioria com mais de 10 anos.
É interessante notar como eles são mais 'duros'.
De qualquer forma, tenho utilizado 01 ponto de fuga como um exercício para relembrar alguns conceitos para quem já conhece o assunto, e introduzir outros para quem ainda não se aprofundou nas perspectiva lineares.
É ótimo para focar na questão da profundidade das formas...existe uma tendência forte em fazermos as formas muito mais profundas do que na verdade são.
Dos desenhos selecionados que eu falei acima, posto aqui 3 deles:

Anastassiadis Arquitetos - gosto desse pela composição e recortes feitos na moldura do desenho. Gosto também da maneira como eu resolvi as caixinhas de CD. As pessoas, por sua vez, estão bem feinhas (desenhava de memória).






Arquiteta Helena Viscome. O ponto de fuga bem deslocado do centro deixou o desenho menos duro. Lembro que a dificuldade desse desenho era representar a luz que a arquiteta havia colocado dentro das prateleiras dos livros...




Arquiteto Miguel Vigil. Um croquisão bem sucedido, na minha opinião, talvez pelo vermelho das pastilhas que ajudou bastante. Ficou legal, mesmo com o excesso de linhas brancas (eu usei e abusei desse recurso por um tempo).

Coloco aqui uma frase de Francis DK.Ching, que serve como encunciado para explicar como determinar profundidade na perspectiva, sem recorrer há montagens de perspectivas cônicas complexas (exatas):
A medição da profundidade requer certo grau de julgamento baseado na observação e experimentação”.  
É dessa forma que trabalhamos no curso.


5 comentários:

  1. Nossa! Gostei muito dos seus desenhos. A profundidade e a limpeza das linhas são realmente impressionantes.

    ResponderExcluir
  2. A perspectiva com um ponto de fuga realmente possui uma composição muito estática, o que na verdade pode acabar sendo bem interessante quando tirado bom proveito dessa característica. É interessante notar que muitos fotógrafos de arquitetura procuram tirar fotos com composições semelhantes como forma de acentuar a geometria do edifício. A primeira perspectiva lembra os belos cortes perspectivados de Stevenson Oles e o segundo desenho lembra os desenhos do Francis DK Ching. Ficaram realmente muito boas as suas perspectivas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Cristina.

    Caro Tiago,
    interessante o que vc falou sobre os fotografos. vou ficar mais atento a esse olhar. Se vc achar alguma foto com essa caracteristica e quiser me mandar por email, de repente a gente complementa esse post, o que acha?
    Valeu cara!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, da hora estas imagens!
    Parabéns!

    Cordial abraço e muita paz!

    =D

    ResponderExcluir
  5. Beautiful
    Do you think that this style of painting became the Old

    ResponderExcluir