Muitos desenhos ainda para postar. Com todo o movimento do mês de agosto, foi difícil me organizar para postar tudo em sequência.
Vamos lá!
No dia seguinte ao término do simpósio eu passei o dia com o mestre Gerard Michel, seus filhos, seu sobrinho Fabien Denoel e Irenka, uma polonesa muito bacana que estava no meu albergue.
Pra iniciar o dia, tive uma aula de perspectiva com o Gerard, na Praça do Comércio. Entre muita mímica, palavras ditas em francês, inglês e português (Fabien mora no Brasil), fui tentando entender os conceitos profundos que Gerard tem de perspectiva. Jamais vou esquecer: "one vanishing point, two vanishing point, three, four, five and six! For every view we have six vanishing points!" Ele me explicou também como fez seus 'perspectives games'...uma piração.
![]() |
Aula de Perspectiva |
![]() |
Gerard e seus incríveis sketchbooks |
Gerard generosamente fez um desenho no sketchbook de Irenka. Eu fiquei observando, filmando e tirando fotos. Desenhei-o desenhando também.
Fiquei admirado de ver o quanto seus filhos (dois deles arquitetos) desenhavam bem! Talento de sobra ali! Sobrou talento até para o sobrinho Fabien, um grande artista.
Fiz um primeiro desenho da Torre de Belém, a grafite. Gosto do resultado, principalmente da composição.
Pausa para almoço. Gerard não para de desenhar! E queria mais - levantou e saiu repentinamente...precisava de mais. Não estava satisfeito com o que havia produzido até aquela hora do dia.
Encontramos com ele novamente mais tarde, e todos desenhamos mais uma vez a torre.
Eu fiz uma aquarela, que secava instanteneamente no papel, mesmo apesar de eu ter umedecido o mesmo.
![]() |
Os sketchbooks de Gerard Michel, o meu, Antoine Michel e Fabien Denoel |
![]() |
O pessoal avaliando os desenhos. A senhora da foto é a Ivenka. |
Resumindo um pouco, acabei voltando sozinho para o centro de Lisboa, e fiz mais um desenho, dessa vez a nanquim.
Que dia foi aquele?!!
Como dizem os amigos portugueses, foi 'brutal'!
Nenhum comentário:
Postar um comentário