28 fevereiro 2011

Sétima Aula do Curso de Valorização Artística de Projetos

No último sábado tivemos uma das aulas que eu considero mais legais do curso: Desenho Urbano.
Desenho Urbano, plein air, de locação, de observação, on-the-spot, etc...como queiram.
O local de encontro foi o SESC Pompéia, com seus 1001 temas para desenhos, que vão das passarelas de concreto a detalhes sugestivos como os canos do sketch deste post.
Eu mostrei aos alunos um 'power point' com trabalhos pessoais com a intenção de mostrar quantos temas, técnicas e abordagens são possíveis em um desenho urbano. Falamos também sobre descrição, sugestão e seleção, que são formas diferentes de abordagens.
Eu talvez tenha dito a eles que não há atalhos para começar a fazer bons desenhos de observação. A única maneira de desenvolver esse trabalho é, simplesmente, a produção. Eu por exemplo, tenho cerca de 150 desenhos que fiz por ai, nos últimos 2 anos. É pouco, muiiiito pouco. Basta ver a quantidade de desenhos que o belga Gerard Michel tem postados na sua página no flickr (3.900 desenhos aproximadamente).
Agora, veja a qualidade dos desenhos dele (absurdos)...bom, ele não nasceu desenhando assim! Então, ainda há tempo! Mão a obra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário