09 junho 2010

Viagem ao Chile - Valparaiso e Vina del Mar

Fizemos um tour bate-e-volta para as cidades litorâneas de Valparaíso e Vina del Mar.
O tempo estava nublado, o que não ajudou muito a deixar a cidade de Valparaíso mais bonita. Essa cidade portuária é bem confusa e tumultuada. Com seus morros abarrotados de casas e casabres definitavamente não é bonita, apesar de alguns belos edifícios isolados. Mas é pitoresca, fotogênica, e muito 'desenhável'. Seria uma mistura de Santos com Rio de Janeiro (sem a natureza exuberante).  Em um primeiro momento você pode até dizer que seus morros se parecem com favelas. Mas um olhar mais atento (e um guia de viagens mais informado) vão fazer você mudar de idéia. Essas áreas estão consolidadas há décadas - tem toda a infraestrutra e pagam-se impostos.
Bom, vamos aos desenhos.
Em uma parada rápida no porto de Valparaíso, saquei meu caderno e me dispus a retratar alguns barcos em 10 minutos. Tarefa árdua para algúem que se perde em pormenores. É preciso selecionar o que desenhar e pensar rapidamente até que ponto ir. Captar a vista toda? Ou desenhar só um barco, um poste ou uma gaivota? É preciso colocar a caneta no papel e seguir em um ritmo constante. Eu só parei em dois momentos: quando os barcos estavam desenhados, vi que o poste à esquerda podia arrematar bem o desenho e criar um elemento vertical no desenho. Depois, pensei em usar uma caneta-pincel preta para fazer alguns reflexos e 'unir' os elementos do desenho (dica de John Haycraft). Enfim, captei a vista toda, desenhei os barcos, o poste e a gaivota! Fiquei feliz por ter cumprido meu auto-desafio.

O segundo foi feito nas mesmas condições. Com tempo apertado e ansiedade: se tiro fotos, ou se faço um desenho, se vou conhecer um monumento um pouco adiante com a turma, ou se fico ali, sozinho no mirante, tomando um baita vento gelado na cara. Felizmente optei pela segunda opção.
Dessa vez era a baia de Valparaíso inteira que se descortinava à minha frente. E um porto com milhares de containers, guindastes de todos os tipos, navios cargueiros, navios de guerra...Nossa, quanta coisa! Chego a ficar com o coração acelerado nessa horas, como se estivesse me preparando para uma atividade física...
Apenas deliniei as linhas da baia, e me ative mais ao porto. Acho que eu podia ter encontrado outra solução para desenhar os containers, mas não deu tempo de pensar. Gosto do cargueiro fazendo a curva na baia e dos guindastes.
Apesar do tempo feio, o colorido dos containers podia ter deixado o desenho mais alegre. Mas não dava tempo de pegar os markers na mala e eu estava com medo de deixar alguma coisa cair pelos buracos do deck do mirante. E a tentação de adicionar uma cores depois?


Caderno fechado.
Mais alguns minutos...mulheres fazendo comprinhas.
Resolvi então começar outro sketch - fiz os guindastes e o cargueiro, que a essa altura já estava atracando.
Porque não adicionar algumas notas, como o Gabi Campanario? Vou começar a fazer mais isso.
Ah, e depois o relaxamento...sentado no conforto do restaurante, esperando a comida, há tempo pra rabiscar mais um pouco (na mesma folha, já em Vina del Mar).
Bacana é ficar famoso entre os garçons, que vem curiosos olhar  o que você esta fazendo...me levaram para conhecer o casarão centenário onde o restaurante está instalado, me mostraram detalhes arquitetônicos interessantes...muito legal.
Desenhar em viagens é gostoso demais!

3 comentários:

  1. Estou aqui seguindo vc e seus lindos desenhos. Sketch é uma matéria que temos na escola e exercitamos com alunos, culminando com um caderno de viagem á Ouro Preto. Tem sido muito bom ver seu traço e perceber seus desafios e dicas. Parabéns e agradecida por dividir seu trabalho conosco. Chris L.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado você Chris! Fico feliz e motivado com comentários assim.
    Em qual escola vc leciona?
    Conte mais sobre isso...deve ser muito bacana essa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana Edu, no fim do ano passado viajei ao Chile e dos lugares que conheci Valparaíso foi o que mais me agradou. Aquele jeitão envelhecido e o ar cheio de história de lá são demais!

    Bons posts sobre as viajens, parabéns.

    ps: sim aquele desenho que vc comentou foi baseado num buldogue frances, e também num pug e gremlins. tudo vira referencia hehe
    só hoje vi seu post no meu blog, foi mal.

    abç

    ResponderExcluir