13 junho 2010

Viagem ao Chile - Desenhos com marcadores.

Mais dois sketches feitos na viagem, em Santiago.
Como havia levado meus marcadores (markers), me sentia na obrigação de usá-los pelo menos um pouco!
O primeiro sketch é um detalhe da bela Estação Central de Santiago, que diziam ser projeto de Gustave Eiffel, informação não mencionada nessa página oficial, embora a estrutura tenha sido executada por uma companhia francesa, no final do século XIX. De qualquer forma é um belo edifício, com uma ampla cobertura metálica cheia de detalhes construtivos interessantes, inclusive dois dragões que dão às costas para o relógio central. Falando em tempo, tive apenas uns 15 minutos para fazer este desenho - enquanto minha mulher me trazia um chapéu para eu experimentar ali mesmo, garimpado nos camelôs do local.
Bom, não fiquei muito satisfeito com o sketch e tão pouco consegui comprar o bendito chapéu (um desejo antigo meu). Adicionei o tom de verde (celadon) e cinzas (warms e cools) depois. Salve os marcadores!

O segundo sketch foi muito legal de fazer. Fomos todos visitar um parque em uma área afastada do centro de Santiago, com o intuito de conhecer um museu de locomotivas. O lugar é fantástico, com locomotivas de todos os tipos e épocas, em um cenário bem agradável: em meios às árvores e a céu aberto. Lindo. Um parque de diversões para adultos (as crianças devem gostar também...hehe).
Depois de tirar uma pancada de fotos, peguei o caderno e sentei na grama úmida e gelada para fazer um sketch. Como estavam todos cansados, tive um pouco mais de tempo nesse. Devo ter levado entre 30 e 45 minutos para fazer - não sei bem ao certo.

O que sei é que fiquei feliz com o resultado porque consegui representar a locomotiva inteira (coube no papel, eh!) e ainda deu tempo de adicionar algumas cores. Achei interessante não completar todo o colorido, preservando assim um pouco dos dois momentos do desenho - a base de nanquim e o acabamento com os marcadores. Passei a refletir sobre isso quando percebi que alguns desenhos perdiam expressão quando ficavam com a aparência de arte-final.

É isso, fim da viagem. Oitocentas fotos e alguns sketches depois...interessante como poucos desenhos contam muito mais histórias para mim (mesmo eu adorando fotografia) e tem muito mais 'valor agregado' (ah, o linguajar corporativo...) que centenas de fotos. Eu ainda faço muito mais fotos que desenhos, mas acho que isso mudará. No museu das locomotivas por exemplo - eu quis ver todas elas, e tirar fotos de todas (ansioso eu?) mas tive tempo para fazer apenas um sketch. Podia ter tirado 10 fotos em vez de 50 e fazer 5 desenhos em vez de apenas 1.
Imagine não levar uma máquina fotográfica em um viagem, e sim apenas o sketchbook? Será que eu conseguiria?

Ah, eu consegui comprar o chapéu depois, no último dia da viagem. Basta saber se conseguirei usá-lo aqui em São Paulo.

4 comentários:

  1. Estes sketches aguçaram minha vontade de conhecer o Chile.
    Admiro esse estilo de desenho que a arte final não se completa, Mandou bem na locomotiva!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, a tal da máquina fotográfica pode mesmo ser um apêndice incômodo. Não saio sem a minha, sempre há algo fotografável (e que vale apena) e geralmente me arrependo quando estou sem ela, mas quando acabam as pilhas, ou esqueço dela ou ainda quando estava sem (a outra pediu aposentadoria por excesso de cliques), é uma delícia. Chego a fazer o exercício de não levá-la e sinto que aproveito mais o olhar, mas dificilmente não sinto remorsos pela foto não tirada...
    Aproveitando que resolvi me manifestar, comento que estou me arriscando a fazer uns desenhos e que felizmente as proporções começam a fazer mais sentido, ainda que sem terem traço interessante ou definido (ainda).
    :-) Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Eduardo!

    Muito legal o sketch das locomotivas, eu vou querer ver as fotos!

    Abs

    Gino

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vanuza...É, acho que a gente tem que dar uma paradas nos desenhos às vezes e refletir sobre até onde ir.
    Olá Elena-sem-H! Obrigado pela sua visita e seus comentários...eu adoro fotografia tb, mas minha paixão por desenhar é maior!
    Valeu Gino!! Próximo encontro: vinhos e fotos.

    ResponderExcluir