25 maio 2010

Condominio de Alto Padrão

Em Março desse ano recebi uma solicitação para fazer algumas imagens de um empreendimento diferenciado em Bragança Paulista, São Paulo. Na verdade o condomínio já existe há 10 anos e está consolidado, mas a incoporadora está lançando a última fase de lotes, associada à construção de um novo clube para o local.
O prazo parecia razoável: seriam apenas 4 pranchas para fazer em 25 dias. Fato é que quando comecei a primeira, vi o quanto eu teria que produzir. As 3 plantas baixas teriam 80 x 50cm e a perspectiva 60 x 40cm. Haja grafite e aquarela! Devo ter gasto um tubinho inteiro de veridiano...
Enfim, consegui entregar tudo no prazo e o clinte parece ter gostado. 
Ele pediu para eu não mencionar o nome do condomínio por enquanto, mas me autorizou a divulgar o trabalho.
A primeira prancha que eu fiz foi a implantação dos lotes novos (acima). A novidade foi eu mesmo ter feito as legendas - normalmente isso fica a cargo das agências de publicidade, mas foi bom cuidar dos desenhos até a etapa final.
A segunda foi a implantação geral do condomínio, mostrando a sede, os lagos, clube hípico, campo de golfe e áreas de mata preservada, além das trilhas, ciclovias e circuitos de cavalo.

A terceira prancha foi a implantação do clube, com projeto do Marcos Tomanik que, gentilmente, me indicou para a incorporadora para fazer o trabalho.
Enfim, a perspectiva. Uma das maiores que eu já fiz em aquarela. Gosto dos ipês amarelos formando uma curva na base do desenho e a luz do sol no canto superior.

Essa foi a montagem do desenho.
E uma foto da minha mesa com o desenho colado.
Foi um trabalho bacana de fazer, mas foi um desafio lidar com desenhos tão grandes.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eduardo, como sempre representando muito bem, a última prancha na mesa olhei rápido pensei que fosse uma maquete física. Visito sempre seu blog, pois tenho muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vanuza!
    Gostei qd vc confundiu o desenho com uma maquete!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Belíssimas aquarelas, parabéns.
    Como vocês usa a montagem do desenho em grafite? O desenho com aquarela não está feito sobre a montagem, ou sim?

    ResponderExcluir
  5. Oi Elena,
    Obrigado!
    Primeiro, eu imprimo a base do Autocad e adiciono a vegetação à mão, faço alguns ajustes de perspectiva, estudo as sombras e reforço alguns traços. Depois, eu passo a montagem para o papel definitivo (de aquarela) usando a mesa de luz. deve-se evitar ao máximo manipular muito ou usar demais a borracha no papel de aquarela.

    ResponderExcluir