01 dezembro 2009

Sketchday na Paulista





Sábado passado fui com o Alessandro Cacciari e Tiago Pimentel à Avenida Paulista para desenhar o Conjunto Nacional. Nós subimos no terraço do prédio e a bela vista da avenida, de um ângulo pouco habitual, fez com que ficássemos por ali por algumas horas. O Conjunto Nacional em si não apareceu nos meus desenhos, exceto pelas colunas e marquise do terraço - mas quero voltar lá para desenhar o edifício todo, apartir do outro lado da avenida. Aliás essa visita me fez redescobrir esse fantástico projeto do arquiteto David Libeskind, que em 1954 ganhou o concurso para escolha de um projeto multifuncional para o local. Ele tinha apenas 26 anos.
Imaginei-me acordando cedo, descendo para tomar um café, e subindo para meu escritório um pouco depois. Almoçaria ali dentro mesmo, no Viena por exemplo. Compraria um livro bacana na Livraria Cultura e no fim da tarde faria uma esteira na Bio Ritmo. À noite, talvez um filme em uma das duas salas de cinema. Dia agradável não?
Tudo em um lugar só. Sem tomar chuva e sem tirar o carro da garagem. O nome "Conjunto Nacional" é perfeito: há um país inteiro lá dentro.

2 comentários:

  1. Muito boa a sua interpretação da paulista e a descrição do conjunto nacional, que só conheço através de textos e fotos agora quero ir até lá.

    ResponderExcluir
  2. O CN é um grandioso edificio mesmo. Grande e grandioso.

    ResponderExcluir