Já havia por parte dele uma boa base de desenho e um potencial a ser 'acordado'. Percebi isso durante as aulas e mais claramente agora com essa sequencia. Aliás, esse é um assunto interessante: percebo que, dependendo do aluno, muito pouco é necessário em termos de técnicas e conceitos para que o aluno tenha autonomia e deslanche por conta própria. Ás vezes basta um ajuste de pensamento: em geral, tirando o 'piloto automático' do processo, ou seja, quando não há domínio completo da ação (quando não há 'presença'), e quando o aluno ainda utiliza muitos 'modelos prontos' (um 'jeito' de fazer as coisas, ora muito rápida, ora muito repetitiva, etc).
No mais, produzir com frequência e em grande quantidade, é fundamental para o desenvolvimento do desenho. Já vi também outros alunos que evoluiram exponencialmente devido à produção incessante.
Vejam os desenhos do Fausto:
Desenho de Fausto Inomata - feito cerca de um mês antes do curso |
Desenho de Fausto Inomata , feito em menos de um mês depois do curso. |
Desenho de Fausto Inomata feito cerca de 01 ano após o curso. |
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