23 novembro 2015

Mapa da Fazenda Rio Pardo

 Na sequencia da postagem anterior, realizei também o mapa geral da fazenda, conforme se apresentava no final do século XIX. A fazenda, que era dividida em duas partes (Fazenda do Campo e Fazenda Velha) foi unificada em 1893, com o nome de Fazenda Rio Pardo, o nome de uma companhia carioca que a adquiriu (e por coincidência, o nome de um dos rios que a circundam). Nessa época, a fazenda era também dividida em vários 'retiros', cuja localização foi estudada e contemplada cuidadosamente no mapa.
Este foi também um trabalho bastante desafiador, na linha do mapa do campo de golf. A parte de desenho em si não foi tão dificil, mas o planejamento de cores e a aplicação da aquarela foram particularmente complexos, mais uma vez, devido à dimensão do original (65 x 55cm). 

Muiiiita tinta para o primeiro wash.
A execução dos primeiros 'washes' foi ao mesmo tempo tensa e fascinante. À medida que fui vendo que estava dando tudo certo, fui ficando cada vez mais empolgado, e terminei vibrando! Não foram muitas vezes que isso aconteceu comigo: vibrar ao executar um trabalho!

Base bem inclinada e papel umido para facilitar a execução.
Naquele dia eu deixei o trabalho de lado e retomei nos dias seguintes, adicionando novas camadas e detalhes pouco a pouco.

A aquarela será transformada em um painel para ser colocado no club house, ao lado do mapa do golf.
Fazendo letra por letra...esse óculos já é bifocal, mas mesmo assim tive que tira-lo para poder fazer tais detalhes!



Um comentário:

  1. Parabéns, cara! Ficou lindo de mais!!!!
    Vou utilizar no meu trabalho <3

    ResponderExcluir