30 agosto 2015

Oficina de Desenho Urbano em Limeira

Nos dias 07 e 08 de agosto ministrei uma oficina de desenho urbano em Limeira, à convite da Oficina Cultural Carlos Gomes, coordenada por Robson Trento.
Fiquei bastante impressionado com a organização do projeto antes e durante o evento. Fui super bem recebido no elegante Palacete Levy, onde esta sediada à Oficina Cultural.
Começamos na sexta-feira à noite, com palestra sobre o tema e uma explicação sobre os conceitos básicos de perspectiva. O tempo passou rápido enquanto o pessoal folheava meus sketchbooks fazendo perguntas sobre os desenhos.
No sábado pela manhã, um pouco mais de teoria sobre perspectiva e logo os alunos começaram a desenhar. A proposta inicial foi começarmos dentro do casarão, aproveitando a riqueza de detalhes arquitetônicos. Depois, desenhamos por alguns minutos na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, construída no século XIX, com um interior barroco muito bonito.

O tema para o próximo desenho foi o próprio Palacete Levy, onde os alunos foram desafiados a representar a totalidade da fachada em poucos minutos.
Em seguida seguimos caminhando pelo centro da cidade, onde tivemos a oportunidade de fazer mais alguns desenhos, sempre com as pausas para a avaliação conjunta.
Avaliação coletiva dos desenhos a cada etapa


Os alunos são convidados a falar sobre seus próprios trabalhos, o que tem papel importante no desenvolvimento do desenho na medida em que verbalizar o processo é apropiar-se dele.



Em alguns momentos fiz rápidas demonstrações para dar um certo norte aos alunos.
No finalzinho deu para fazer uma rápida demonstração do processo de pintura por massas, feito com markers.
Gostaria de agradecer ao convite feito pelo Robson, à Oficina Cultural Carlos Gomes, à Papelaria Universitária que nos forneceu cadernos de desenhos e outros brindes, e enfim, aos participantes que se mostraram entusiasmados com o tema.
Espero agora que os participantes da oficina possam continuar a registrar as ruas e monumentos de Limeira através de seu olhar único.

Enfim, o desenho urbano pode ser uma atividade individual ou coletiva, mas sempre trará beneficios à cidade com um todo.
A arte se ocupa do meio urbano, e o meio urbano devolve inspiração.

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário