22 junho 2015

Encontro de Urban Sketchers no Palácio das Indústrias

No último sábado, dia 20 de junho, rolou mais um encontro do grupo Urban Sketchers São Paulo, organizado por Ronaldo Kurita em parceria com o Museu Catavento e apoio da Papelaria Universitária, que há anos vem acompanhando o crescimento do grupo. O evento foi realizado no Palácio das Indústrias, um magnifico edifício no centro da cidade, que já foi tema de alguns desenhos meus.
Um deles, de 2009, foi feito em marcadores e tem um aspecto despojado e solto, do qual gosto muito.

Em maio deste ano, estive novamente por lá para fazer um novo trabalho, dessa vez em grafite, cujo resultado postarei em breve. Tratou-se de uma encomenda, na verdade um convite feito pelo mestre Matthew Brehm, do qual fiquei muito orgulhoso e contente. O passo-a-passo do desenho será publicado no próximo livro dele, que será sobre Perspectiva.
Toda a produção do desenho foi registrada pelo meu amigo e fotógrafo Alessandro Couto, que conseguiu alguns ângulos incríveis, como na foto abaixo, quando eu estava fazendo leitura de ângulos.


Enfim, no último sábado eu decidi fazer desenhos somente a caneta preta, uma tendencia que tenho observado em mim  quando vou para a rua desenhar. Acho que é para trabalhar mais relaxado, e gastar menos tempo e energia em cada desenho, possibilitando inclusive retratar mais ângulos e detalhes dos edifícios, como aconteceu no Palácio das Indústrias.

Seguem os desenhos!

Adicionar legenda
As imagens estão postadas na ordem em que os desenhos foram feitos. Consegui nessa oportunidade registrar alguns dos detalhes que muito aprecio nesta construção, como a esquina com nichos e espelho d'água, a Quimera (figura mitológica aqui segurando um mastro de bandeira), e o Carro-de-Bois, belíssimo conjunto escultórico. Desenhei ainda um recorte do panorama do centro de São Paulo, com o Edifício Altino Arantes (o Banespão) em destaque. Tais ângulos somente puderam ser desenhados pois tivemos acesso a alguns terraços privados do museu!
Terminei o dia almoçando com os colegas no Ponto Árabe, tradicional restaurante próximo ao Mercadão.
Foi um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário