Começamos a quinta-feira, dia 04, com força total. Explicação / demonstração da técnica de marcadores, alguns conceitos e... mãos à obra!! Na primeira manhã os alunos não levantaram nem para o cafézinho...
À tarde, estudamos conceitos um pouquinho mais complexos como a aplicação de sombras em um plano bidimensional, além da técnica de preenchimento em grafite.
No dia seguinte, relembramos os conceitos fundamentais de perspectiva (seus componentes e efeitos pictóricos) e trabalhamos o dia todo na elaboração de uma ilustração de uma loja.
Todos chegaram a ótimos resultados e pudemos estudar com profundidade diversos aspectos como qualidades da linha, do plano, luz e sombra, cor, etc.
Enfim, o último dia de aula, totalmente voltado para o desenho de observação. Começamos com uma palestra sobre o tema e depois seguimos à pé para o Sesc Pompéia, um local extremamente propício a essa atividade. Apesar da insegurança natural dos alunos, muito foi produzido.
Os convidei enfim, a praticar o desenho por massas. Mais uma vez me surpreendi com a facilidade com que alguns conseguiram representar a complexa arquitetura - com suas passarelas em diferentes eixos e planos oblíquos - de maneira bem mais direta, elusiva e ao mesmo tempo sintética.
Abraços e até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário