07 agosto 2013

Europa 2013 - 8º dia - Amsterdam

Era meu primeiro dia de passeio em Amsterdam. Como acordei cedo decidi seguir andando até o centro da cidade - uma caminhada de cerca de 2km. Logo no início já me encantei com a beleza de cada canal que eu cruzava, e com a arquitetura característica da Holanda - os altos frontões e fachadas estreitas...
Quando avistei essa igreja barroca, chamada Westerkerk, decidi fazer meu primeiro sketch do dia.
Me chamou a atenção a generosa estatura dessa torre, encimada por uma coroa azul e dourada.
Desenho rápido, usando a caneta preta Stabilo.
 Nessa igreja foi enterrado, como um indigente, um certo senhor chamado Rembrandt. Morreu pobre, coitado. Apesar de ninguém venerar seu túmulo, cujo local exato é desconhecido, o mundo de hoje venera seu legado artístico.
Segui caminhando e mais alguns passos adiante parei novamente para um sketch de um canal...10 minutos correram rápido com minha caneta (óooo!).

Enfim, cheguei ao coração da cidade, a praça Dam, onde fica o palácio e a Nieuwe Kerk, retratada em mais um desenho.

Após conhecer a igreja, cujo interior funciona como um local de exposições, sentei para tomar um café com leite e fiz mais um desenho! Estava empolgado com a liberdade de desenhar onde, quando, e por quanto tempo eu desejasse...

Fui adentrando a famosa e agitada região de Red District. Famosa pela vitrines com lindas mulheres de lingerie à espera de turistas empolgados...bem, nem sempre são lindas essas moças. Apenas 5% delas são holandesas, como é de se esperar. Agitada, pela farta oferta de bares e coffee-shops, que vendem maconha a qualquer um que queira ver a cidade com outros olhos (vermelhos).
O entorno da Oude Kerke é curioso: muitas prostitutas se 'escondem' sob sua sombra. Quase pisei nessa placa no chão ao lado da catedral...

Permaneci um tempo razoável fazendo o sketch abaixo, sentado à beira de um canal. Os barcos que navegavam orgulhosamente por ali me distraiam o tempo todo...

Após o almoço, decidi entrar na catedral. O recinto é muito bonito, apesar de ter sido delapidado pela Reforma Protestante do século XVI, assim como quase todas as igrejas que visitei na Holanda. O grandioso órgão acenava, me pedindo para ser desenhado...
Segui desbravando as estreitas e agitadas vielas até Nieuwmarket, onde fica "The Waag", um simpático edifício cuja construção é representativa de diversos momentos da história da cidade, tendo feito inclusive parte da muralha e portão de entrada da cidade.


Era o sétimo desenho do dia: a essa altura percebia meu traço fluindo com cada vez mais facilidade e agilidade.
Depois fiz um passeio de barco pelos estreitos canais da cidade...um momento de relaxamento e contemplação que durou 01 hora e custou 15 Euros. Valeu a pena!
Segui sem destino. Me perdendo, me encontrando, parando para um café, tirando algumas fotos.
Já cansado, encontrei um local bem agradável, à beira de um canal...e adivinhem??

Algumas cervejas e longas caminhadas depois, terminou meu primeiro dia de passeios em Amsterdam!
Que cidade incrível!

06 agosto 2013

Europa 2013 - 7º dia: Barcelona - Amsterdam

Domingo, 14 de julho, fim de uma temporada maravilhosa em Barcelona, e inicio de uma valiosa jornada por alguns cantos do velho continente.
Segui para Amsterdam, onde permaneci pelos próximos 6 dias.
A expectativa era alta! O fato de eu estar viajando sozinho, confesso, me deixava um pouco apreensivo. Tanto que cheguei ao aeroporto de Barcelona com mais de 3 horas de antecedência! Fiquei esperando muito tempo fora da área de embarque, pois meu voo ainda nem aparecia no painel do aeroporto...Além disso, o restante da viagem seria sempre uma novidade, pois não conhecia nenhum dos lugares que visitei.
Mas eu estava empolgado!
A chegada em Amsterdam foi um pouco confusa, mas correu tudo bem. Peguei um trem do aeroporto para a cidade.
Assim que cheguei na estação central de Amsterdam procurei o tourist office - para comprar um bilhete múltiplo de transporte e o "I amsterdam City Card". Demorou um pouco até eu localizar tudo, incluindo a parada do tram nº13. Carregar malas muito pesadas atrapalha muito nessa horas.
E ai, para minha surpresa eu não sabia em qual parada descer...felizmente os tram tem um cobrador, e este  balbuciou qual era a mais próxima do hotel onde ficaria.
Enfim, fui muito recebido pelo Sr. Murat, o gerente do Hotel Laurende, com direito a uma xícara de café com leite.
Após estar devidamente instalado fui até o bar na esquina. O fim de tarde estava lindo, mas um vento gelado incomodava...Mesmo assim, foi uma delicia tomar cerveja entre os moradores da região, já que eu estava fora do circuito de turismo, um pouquinho afastado do centro.
Assim que sentei comecei a fazer o desenho abaixo.
O casal que estava ao lado gostou e os funcionários do bar também...foi meu primeiro sketch nessa fantástica cidade.


02 agosto 2013

Europa 2013 - 6º dia: 4º Simpósio Internacional de Urban Sketching - Encerramento!

Sábado, dia 13 de julho, foi o último dia do simpósio.
Como eu já havia dado meu workshop, estava mais tranquilo, apesar da ressaca por conta da bebedeira da véspera. :)
Pela manhã, participei do workshop do Matthew Brehm, que foi muito instrutivo. O cara tem uma tarimba como professor que é algo inspirador. Muito experiente, desenha com muita segurança e tem uma abordagem simples e direta. Ele enfatizou que devemos fazer mais desenhos, menores e mais rápidos, de forma a aprimorarmos a prática. "Five minutes! Five minutes! Boommm!"
 Foi muito bom...o cara é uma figura e muito gente boa.

Depois do almoço seguimos para o Arc de Triomf, onde aconteceu o sketchcrawl de fechamento, com mais de 200 pessoas! Foi demais ver toda a galera reunida e ver e rever alguns colegas...pena que eu já estava cansado a essa altura...todos estavam na verdade, segundo o que eu ouvi.
Fiz dois desenhos durante o evento, ambos para o leilão que tradicionalmente acontece no último dia do simpósio, de forma a arrecadar fundos para a organização. Acima, um dos desenhos.
De lá seguimos para o CCCB, onde houve o coquetel de fechamento, e depois foi só alegria!
Esse foi meu terceiro simpósio.
É sempre uma experiencia marcante, recheada de desenhos, união, risadas e amizades. Inesquecivel.
Que venham os próximos! Vou correr atrás!
Matthew Brehm
Os brasileiros em Barcelona
Eu e Matthew
Eu e Conor, um irlandês muito figura e simpático
Coquetel de fechamento   

Eu e os amigos portugueses + Conor. Esses gajos são muito fixe, pá!
Eu e os amigos portugueses!

01 agosto 2013

Europa 2013 - 5º dia: 4º Simpósio Internacional de Urban Sketching

O segundo dia foi intenso! Tive 2 sessões do meu workshop. É interessante pois durante o dia e até o final da segunda sessão não me senti cansado. Sinto que rola uma troca de energia: ao mesmo tempo que distribuo, recebo de volta dos participantes uma ótima vibração.
É claro que depois o cansaço bate. Mesmo assim, me juntei a um grupo para jantar e beber, e terminamos a noite às 3 horas da manhã, ouvindo música e dançando na praça em frente ao MACBA. Fernanda, Carol, Rodrigo, Flavio Melo e o animadíssimo Matthew foram meus companheiros 'de balada'...











No final da última sessão, fiz uma demonstração do uso de marcadores para os já cansados alunos...como não tinha mais espaço desenhei na contracapa do meu sketchbook mesmo...
Assim terminava minha participação como instrutor nesse simpósio....uma experiência intensa e muito recompensadora. Que venha o 5º Simpósio!
No dia seguinte ainda participaria do workshop do Matthew Brehm e do gigantesco sketchcrawl que reuniu mais de 200 pessoas.