25 dezembro 2012

Perspectivas 180º feitas 'on site'

Em três ocasiões me aventurei a fazer perspectivas 180º 'on site'.
A primeira delas foi em Lisboa, no ano passado quando participei do 2º simpósio internacional de Urban Sketchers. Após uma aula memorável de perspectiva com o mestre maior dessa arte,  Gerard Michel, fiquei entusiasmado a tentar. Fiz então um estudo à lápis, em uma praça próxima ao Castelo.

A outra vez foi no Joquei Clube aqui de São Paulo, sentado na arquibancada. Desenhei tudo o que estava a minha esquerda, e o que estava a minha direita, perfazendo 180º em duas visadas de 90º, totalizando 3 pontos de fuga (esquerda, centro e direita).

A  última vez foi na minha última visita ao Sesc, no mesmo dia que fiz o desenho dos 'guardasois de concreto'.
Sentei em um sofazinho bem no centro do salão e comecei a longa e cansativa jornada de entender e representar tudo o que estava a minha frente, aos lados e acima da minha cabeça.
Me perdi inúmeras vezes. Minha intenção era fazer um trabalho de massas, mas não consegui manter o foco. Em um certo momento achei que eu tinha que avançar mais rápido e fechar o desenho de uma vez, então decidi usar uma caneta Stabilo preta sobre a base de grafite. O desenho fluiu melhor pois não me preocupei muito com o acabamento e sim em registrar a cena toda.
Já em casa eu usei uma caneta preta mais grossa para enfatizar algumas direções e organizar um pouco o desenho.

Lá no local tirei uma foto panorâmica com minha máquina. É interessante para poder entender o funcionamento da perspectiva, e notar como os pontos de fuga dos extremos se juntam em uma curva. A distância entre os pontos de fuga pode ser definida por você mesmo, assim como você pode manipular eventualmente o espaço ao seu favor. Neste caso eu exagerei a altura da colunas para conseguir mostrar um pouco mais o espaço atrás delas.
Para conhecer mais sobre esse universo das perspectivas esféricas conheça o trabalho de Gerard Michel, que é imperdivel. Ele chama esses desenhos de "Perspectives Games".


2 comentários: