09 janeiro 2011

Meus primeiros sketches de 2011!

Ontem fui ao centro de São Paulo com alguns colegas ilustradores...matei as saudades das vistas impressionantes e  da bela arquitetura do início do século passado, que reluta em sobreviver em meio à sujeira e ao abandono.
Saudades nenhuma da degradação social que ainda divide espaço com a vida agitada do centro. Logo pela manhã, eu andei pelas imediações da Praça da República, mas não me senti nada seguro - vi alguns malacos vendendo umas paradas, e alguns moribundos vagando pelas calçadas.
Há mais duas coisas novas que deixarão saudades: o affogato do Café Girondino, onde fizemos nossa primeira parada e o chopp do São Jorge, onde eu encerrei minhas atividades do dia.
Naquela região, entre o Mosteiro de São Bento e a Praça do Patriarca a sensação de segurança é maior, o que não impede de sermos abordados pelos transeuntes, sempre curiosos com a gente. Mas são simpáticos, comentam os trabalhos, fazem sugestões. Um disse que eu devia 'fumar um' para minha mão ficar "mais leve"...
Well, este eu fiz na Avenida São João, sob as marquises do Martinelli:



Desenho só de linhas...fiquei com vontade de usar marcadores, mas a ameaça de uma pancada de água acabou com os planos. E como choveu...
O outro eu fiz entre um chopp e outro:
A Cervejaria São Jorge é um desbunde aos olhos de um ilustrador, forrada de tranqueiras interessantes e desenháveis.
Quem me chamou a atenção, logo de cara, foi esse bozo-voador. Pendurado por correntes, esse aviãozinho vermelho está misturado à garrafas de cervejas, aparelhos de ar-condicionado, capacetes de bombeiros e outras parafernálias. O reflexo nos espelhos começam a me interessar: são desenhos dentro de desenhos...
"Agradeço a São Jorge a mulherada alcançada"...não é uma frase minha, devo dizer. Estava adesivada no espelho da coluna.
Tchau Bozo!

7 comentários:

  1. Eduardo, que caneta vc usa para este trabalho? Adorei seus desenhos!

    Eu faço pequenos sketches de minhas cachorras com qualquer caneta que vejo pela frente (gosto da Stabilo 88 0,4) mas gostaria de tentar outras canetas.

    Vou para Londres no final do mês e queria comprar algo lá. Vc me indica algo, inclusive sketchbooks (uso o Moleskine)?

    Beijão
    Claudia
    connaction24@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia,
    Eu usei canetas nanquim 0,2 (micron pigma)e marcadores Prismacolor para colorir.
    De uma olhada neste post:
    http://ebbilustracoes.blogspot.com/2010/02/marcadores-art-markers.html
    Qto aos sketchbooks, eu tenho comprado de vários tipos para ir testando. Já usei Moleskine tb, mas atualmente tenho usado um Cachet.
    Obrigado!
    Edu

    ResponderExcluir
  3. Grata Eduardo, vou procurar estas canetas lá em Londres.

    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Grandes desenhos. Parabéns!

    As história que conta também merecem ser lidas!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Laboran!
    Além de desenhar eu gosto de escrever tb...apareça sempre.

    ResponderExcluir
  6. Começamos o ano muito bem, hein?
    Não sei se as histórias são ilustradas ou se os desenhos são historiados, mas que a gente se diverte com seus posts...fato.

    p.s.: Bah! Tu tem que desenhar Porto Alegre!

    ResponderExcluir
  7. Francisco!
    Adorei seu comentário meu amigo!
    histórias ilustradas / ilustrações historiadas...
    acho que é mais a segunda opção...os desenhos nascem primeiro, mas as histórias seguem logo atrás.
    Valeu!

    ResponderExcluir