21 dezembro 2010

Avenida Paulista à grafite - Fiesp



Este é o segundo sketch feito na Avenida Paulista, há algumas semanas.
Eu comecei o desenho com a caneta nanquim, pensando em adicionar cores com os marcadores. Logo vi que na página de trás estava o desenho do Parque Mario Covas, que eu tinha acabado de fazer. Como eu não estava a fim de estraga-lo, tive que mudar de estratégia. Pensei em terminar a base do desenho com a caneta nanquim, e depois adicionar as massas (luz e sombra) com grafite.
O mais difícil neste desenho foi lidar com o tamanho da página dupla, que configura um A3. Acho que foi o maior desenho que eu fiz na rua. É mais difícil traças as linhas, porque é necessário fazer movimentos mais abrangentes. É mais difícil também controlar as proporções e a perspectiva.
Eu comecei errando a inclinação da fachada do prédio da Fiesp - quando isso acontece, eu acho que o melhor a fazer é abandonar o traço errado e seguir em frente. Um traço errado em um desenho correto, é melhor do que um traço certo em um desenho incorreto. Isso aconteceu também no sketch do Conjunto Nacional, quando eu quase errei a proporção da lateral do prédio.
Acho interessante neste desenho que a linha de horizonte esta bem baixa e quase não se vê o asfalto da avenida. Isso porque eu estava sentado no chão, e o desenho deveria refletir isso. As estações de metrô opostas sugerem a largura da avenida, sem entretanto, mostrá-la claramente.
Os equipamentos urbanos como a placa de trânsito e os postes de luz ajudaram na perspectiva.

Puts, já fiquei com vontade de voltar lá....falar sobre desenho é bom, mas desenhar é ainda melhor.

ps: Gostaria muito de ouvir mais opiniões sobre os assuntos tratados nos posts. Temas, técnicas, abordagens, etc...fiquem à vontade. Acho que isso pode enriquecer muito este blog. E não é uma estratégia do meu ego para ganhar elogios tá? Meu interesse para falar sobre desenho é genuíno. Podem ser curtos e grossos, se quiserem.

6 comentários:

  1. Então vou pular a parte dos elogios, até mesmo porque não pretendo ser prolixo.
    Um amigo, aluno da fau, me mostrou seu blog para eu consultar e treinar o olhar à forma como trabalha os elementos. Como estou prestando vestibular para arquitetura, tanto as imagens quanto os comentários, tem sido bastante úteis enquanto me preparo para a prova específica e saio pela cidade desenhar. Admirável o fato de não apagar o traço errado, dada a qualidade do conjunto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Francisco.
    Que coisa boa vc já estar fazendo desenhos de observação antes mesmo de entrar na faculdade. Continue assim, leve isso adiante.
    Mantenha contato para qq desenharmos por ai.
    Desenhar com caneta nanquim diretamente te obriga a fazer um traço mais apurado, com mais intenção e, e por isso, mais expressivo. Rabiscar não é ser expressivo - traçar com intensão é.
    Os erros eventuais formam um registro do pensamento no papel. E mais: se vc desenhar com caneta, e tentar corrigir um erro e muito perigoso de estragar o desenho todo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço, Eduardo!
    Desenho de observação eu já fiz uns anos atrás, mas demorei um tempo até me encontrar com a arquitetura. Desenhar a cidade é quase uma abdução voluntária, definitivamente.
    Não queria te responder antes de fazer a experiência com a caneta de nanquim. Foi agora à tarde e foi BEM interessante, cheio de: "uhms", "ahm", "ah" e "ops"...mas acho que entendi o que quis dizer na prática e estou contigo! Muito mais expressivo (e angustiante) que ficar rabiscando, afinal apesar de evitar a borracha a gente continua sabendo que ela está ali do lado.
    Abraço!

    p.s.: continuo passando por aqui. Qualquer coisa me dá um oi pelo facebook. Meu nome é esse mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Francisco.
    Puxa que legal saber de suas experiencias no desenho urbano.
    Realmente a caneta nao permite que você HESITE. A hesitação é facilmente perceptivel no papel. hoje em dia, procuro fazer desenhos a lápis com o mesmo enfoque.
    O ideal seria essa sequencia:
    Observar, pensar, e só ai desenhar (a hesitação deve ficar na segunda etapa). Nem sempre a gente faz isso, até porque o desenho direciona a gente às vezes, mas é preciso ter essa sequencia como meta.
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem? este sábado eu estava navegando pela internet procurando material, técnicas e mais informações sobre desenho e me deparei com este blog. Que surpresa boa!! Muito informativos seus comentários. Mostram bastante reflexão sobre o desenho. Já favoritei!! Abraços!!

    ResponderExcluir