01 novembro 2010

Sketches de Viagens - Londres e Paris

Recentemente tive a oportunidade de fazer uma viagem curta à Londres e Paris.
Apesar de eu estar com toda a família, não deixei de fazer sketches - pelo contrário, fiz muitos. Quase enchi um pequeno Moleskine, daquele personalizado, que foi feito exclusivamente para o I Simpósio Internacional do Urban Sketchers.
Comecei desenhando dentro do avião e depois no aeroporto de Barajas - Madri. O Terminal 4 é um edifício lindo, com sua cobertura ondulada, formada por um ripado de madeira. Um desafio de perspectiva, por isso 'fechei' um pouco o ângulo de visão. O cansaço da viagem também não permitia grandes esforços.


No dia seguinte, começamos pela catedral de St.Paul, um colosso de pedra no meio de Londres, projeto de Christopher Wren.
Fiz o sketch sentado, quase embaixo da gigantesca cúpula. O movimento de turistas era imenso e o tempo curto. Minha família logo estava impaciente e tive que ser rápido. Usei uma caneta mais grossa para fazer uns 'accents', enfatizando os dois orgãos nas laterais da nave.




Seguimos até a Torre de Londres, o famoso castelo que sobrevive em meio à cidade há séculos. Na verdade eu chamaria de 'cidadela', pois há vários edifícios dentro das muralhas.
Em um determinado ponto, pude fazer um sketch super rápido da Ponte de Londres. Me agradou bastante o resultado, pela rapidez em que foi feito - talvez uns 10 minutos. Sei lá o tempo passa muito rápido nessas horas.

O sketch dos famosos guardas da rainha foi feito enquanto esperávamos a bendita da Troca da Guarda. Uma lotação, um frio do cão e uma inevitável decepção. Muito tempo de espera, grudados à grade, quase tirou nosso bom humor. Mas não deixa de ser interessante. O sketch abaixo também foi feito lá e dá pra ver que o monumento em frente ao palácio se transforma em arquibancada.


O desenho da Trafalgar Square (abaixo) foi feito após visitarmos a National Gallery. Havia um grupo de meninas sentadas na fonte, todas com a mesma blusa: "I Love London"...
 
No segundo dia de viagem eu também já amava aquela cidade.
Logo postarei mais...

4 comentários:

  1. Fantásticos dibujos, me encantan sobre todo el puente de Londres (que se mueve) y la farola que parece un tornillo. Volvería ahora mismo a Londres, pero con libreta en la mano para dibujarla. Saludos desde Huesca.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, o terminal 4 é do Richard Rogers e se não me fale a memória é feito em bambu, como diriam os eco-chatos, é green :)
    Esperando pelos outros.
    abr.

    ResponderExcluir
  3. Gracias Huesca! Londres es incomparable.
    Valeu Boby! bambu? mesmo que seja 'green' dá dó porque aquilo é muiiiiito grande! Mas é uma bela estrutura.

    ResponderExcluir