13 novembro 2010

Sketches de Viagens - Londres e Paris III

Finalmente, os últimos sketches da minha viagem.
Fiz uma coletânea dos pequenos sketches com caneta nanquim feitos em Paris.

 Geralmente são sketches rápidos, feitos muitas vezes em pé, enquanto a mulherada se distrai nas lojinhas ou enquanto se espera em alguma fila.
De todos esses, o que eu mais gosto é o do orgão da Eglise Saint-Louis des Invalides, talvez porque eu tenha usado um artifício que eu acho interessante: quando um objeto ou edifício é simétrico, não é primordial desenhar tudo, até porque o olhar do espectador completa a imagem, tornando-a mais dinâmica. O contexto também foi especial, porque havia um ensaio de recital...fabuloso. Isso aconteceu também em outra ocasião, em Milão, quando eu fiz um sketch bem espontâneo dentro da catedral.
O mini-sketch do canto inferior esquerdo é do Le Select, um típico café parisiense, que é o 'atelier' do ilustrador Rick Tulka, local onde ele faz suas caricaturas fantásticas. Tive a oportunidade de bater um papo com o cara, que é muito boa gente.

Os outros foram feitos com marcadores em situações também muito especiais. Procurei usar cores de marcadores que refletissem um pouco dos tons do outono. Em geral, usei khaki, green tea, marsh green e french greys para a vegetação. Pastel beige, cool e warm greys para a cidade.

Acima, na Tour de Mountparnasse, de onde se tem uma vista maravilhosa da Torre Eiffel;


Acima, apartir da Torre Eiffel, onde passei algumas horas alucinando com vistas fantásticas da cidade, e com a própria torre, que é um parque de diversões para adultos.

E por fim, dos jardins de Versailles com o palácio ao fundo.

Enfim, esses são (quase) todos os sketches que eu fiz na viagem. Olhando esses sketches, fico muito feliz de tido a oportunidade de viajar para a Europa novamente, e penso em quantas possibilidades maravilhosas de desenhar eu já perdi, em outras ocasiões.
Não perderei mais.
Sempre levarei comigo um sketchbook.

3 comentários:

  1. Bem, pra mim, outra paixão além dos Beatles, Paris! Eu e meu marido tínhamos acabado de voltar de lá antes de ir pro show do Paul! Por acaso, vc vende seus desenhos? Excelentes! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Beatles, Paul McCartney, Viajar e Desenhar são algumas das minhas paixões!
    Eu vendo sim. Vou responder seu email.
    Obrigado!

    ResponderExcluir