15 setembro 2010

Workshop com o Cárcamo

Entre os dias 09 e 12 de setembro fiz um workshop com o grande ilustrador e aquarelista Gonzalo Cárcamo, em Ilhabela. A viagem é longa, a ilha é linda, e o hotel muito agradável. Minha preocupação inicial, que era ser atacado por borrachudos (sou muito alérgico a essa praga), ficou pra trás. Pudera, eu usei calça jeans e tênis o tempo todo, além de gastar um tubo de repelente Exposis. A única picada que tomei foi quando fomos à praia fazer uma aquarela plein-air. No cotovelo.
Bom, o curso foi excelente. O Cárcamo é um cara muito bacana, atencioso, com uma ótima didática. Fala coisas inspiradoras e ver ele pintar é animal (não consegui outra palavra).
Lições aprendidas (ou pelo menos compreendidas):
1 - Podemos substituir o preto (ivory black) pela mistura entre vandyke brown e ultramarine. Que o preto deve ser usado com (muita) moderação todos ouvem falar quando começam a aprender aquarela. O fato é que eu fui esquecendo disso e passei a usar bastante o preto com o tempo. Não para usá-lo isoladamente, mas para escurecer cores. Mesmo assim, é melhor usar a combinação sugerida pelo Cárcamo.
2 - Para criar um degrade sem 'degraus' ou emendas feias, é necessário ter bastante água no pincel ou ter o papel bem úmido. Eu sofri e sofro muito com isso. Já fiz céus que eu odiei como se fossem infernos. E o segredo para o sucesso é manter sempre uma 'barriguinha' de tinta no papel, na qual se emenda a camada inferior. Trabalhar de cima para baixo é lei universal, reforçada agora pelo Mestre.
3 - É preciso brincar mais com as cores, buscar mais combinações.
4 - Todos sabem que o branco da aquarela deve ser evitado, como cor isolada. Mas eu vinha usando o branco para criar tons de pele e chegar a cores específicas, daquelas de catálogo de tinta, recebidas dos arquitetos. Eu ainda não sei como vou mudar isso, mas necessito tentar. Branco, só para (poucos) highlights, e deve ser gouache.
5 - O uso de máscaras líquidas, é permitido, com moderação. Mas só para ilustrações. Para trabalhos pessoais deve-se evitar (palavras do Mestre). Usar sal grosso também. Eu nunca brinquei disso, mas vou brincar.
6 - Simplificar, simplificar, simplificar. Limpar a imagem de referência, ou o que se vê. Não precisamos colocar tudo o que está na referência, muito menos tudo o que está na sua vista.
7 - Preciso desenhar menos nas aquarelas. Costumo fazer uma base muito desenhada, cheia de detalhes. Não precisa (pelo menos para trabalhos pessoais).
E agora, para mim a maior lição de todas:
8 - É preciso ousar. Ousar nas intesidades e nos contrastes. É impressionante como a aquarela "se apaga" alguns minutos depois de pintada, quando já está bem seca. Ou seja, é preciso carregar um pouco mais nas intensidades, para se obter o ponto desejado quando está seca. Quantas vezes já tive essa sensação: Na hora que estou pintando, com a tinta ainda brilhando no papel, está tudo lindo, vivo, iluminado. Quando volto do almoço, ou olho o trabalho no dia seguinte, penso: cadê a aquarela que estava aqui? Quem apagou a luz?
No curso isso ficou mais evidente do que nunca. Principalmente quando vi o Cárcamo pintar um rosto. A hora que ele aplicou a tinta no papel, foi inevitável pensar: "hum...pesou, ficou muito saturado"...bastou a aquarela secar e a surpresa: PERFEITO. O tom exato, na intensidade exata. Coisa de Mestre? Deve ser.
9 - Para ousar, é preciso ter domínio técnico.
10 - Para o trabalho crescer, é preciso produzir muito, muito e muito. Sem medo, sem grandes exigências pessoais. Material de qualidade é fundamental.
Well, para não ficar só no texto aqui vão alguns trabalhos que produzi nestes memoráveis dias em Ilhabela.
Essa é uma pequena construção que fotografei no vilarejo de Ínsua, município de Penalva do Castelo (Portugal), terra natal dos meus queridos avós paternos. Acho que aquarela ficou com um constraste bacana, mas as portas deviam ser bem mais escuras. A sombra, segundo o Cárcamo, deveria ter mais nuances de ocre, e ter ficado menos cinza. Gostei de ter optado por não fazer o céu, e deixar o chão meio 'estourado', como na foto de referência.

Cidade espanhola de Ronda, com esse viaduto fantástico - paisagem de sonho.
Gostei da aquarela, principalmente do céu pintado pelo próprio Cárcamo. Mas faltou luz, faltou vigor, faltou peso.
Essa foi pintada 'plen-air', em frente ao hotel. Levei cerca de uma hora. Acho que foi meu melhor trabalho realizado no curso, porque consegui uma harmonia de cores bacana, um movimento interessante nas palmeiras, e consegui simplicar o que estava vendo (por exemplo, aqueles umbrelones brancos, faziam parte de um quiosque movimentado, cheio de coisas) A praia está deserta não por acaso, mas porque eu não consegui pintar figuras ali. Eu até desenhei algumas, mas na hora de pintar desencanei e passei por cima. A minha desculpa para isso é que o fdps dos borrachudos já estavam me rodeando há um tempo, mesmo com o repelente. FDPs.

Essa é a aquarela que estava linda enquanto estava úmida, e depois se apagou e me deixou frustrado. Nessa hora que começou a cair a ficha. Consegui alguns efeitos interessantes (sugeridos pelo Cárcamo, claro) como movimentar a base pra lá e pra cá, para sugerir o movimento do pêlo da Lapopie (minha gata top model, que nesta imagem parece um gizmo), mas ousei pouco nas cores.
Por fim, e finalmente, o último estudo que eu fiz, já no domingo de manhã. Eu fiz direto, praticamente sem desenho, o que levou a algumas linhas tortas e poucos detalhes (o que pode ser bom). Esta aquarela teve duas fases: quando eu achei que havia acabado, e depois de ver o Cárcamo pintando o rosto na aquarela da minha colega. Não deu outra, voltei para a prancheta e intensifiquei mais os tons. Ok, 'deu certo' no final.

Nossa, que post mais longo, acho que foi meu recorde. Mas também não poderia ser diferente, depois de tanto aprendizado e novidades. Espero que tenham tido paciência de ter lido até aqui.

E vamos em frente, desenhando sempre.

12 comentários:

  1. que sitio lindo para fazer um workshop. a aguarela que voltaste a trabalhar esta com umamuito boa intensidade e otimo reflexo na agua a ultima que puseste nu usk dá vontade é de ir para a ilha pintar tb.

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  2. ótimos trabalhos! a cena da praia com os coqueiros é a minha favorita.

    fiz também o workshop com o Cárcamo e ajudou muito a arriscar mais em aquarela.

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  3. Obrigado Isabel e Weno.
    Essa praia realmente é muito bonita.

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  4. Tirou proveito do curso eduardo, muito bom. Os ensinamentos do mestre estão em boas mãos. abraço

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  5. Fala Dú!!!

    Cárcamo detona né?!?!

    seus trampos de paraty e o do seu trampo ao ar livre estão dez, parabéns!!

    []´s

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  6. Duzão, vou postar de novo!!

    Cara o seu iten 8 das lições é realmente impressionante. Estava ao seu lado quando vimos ele aplicar a cor no rosto e na roupa do homem, na hora pensei: Pô o cara ta louco, errou totalmente no tom da cor, deu uns minutos e como num passe de mágica: PLIM! a cor estava exatamente no tom da referência, agora pergunto: Mestre? não imagina... esta lição de trabalhar com mais itensidade nos tons é foda, preticar é preciso!! e muito!!

    mas fiz poucas aquarelas depois do curso viu... to focado em um projeto de ilustração de livros infantis que ta me comendo pelas beiradas, não consegui a aprovação dos livros serem feitos na aquarela e sim no modelo que enviei e foi aprovado antes do curso, em vetor >:( Será que preciso praticar mais?!?! hehehe...

    abração grande e saudades.

    Beto

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  7. Foi demais hein Beto? Que aula - pra mim aquele foio melhor momento do curso.!

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  8. Olá Eduardo. Parabéns pelos trabalhos, e o texto sobre o workshop, muito interessante. Escrevo na verdade pois talvez vc conheça o Joseph Zbukvic e Alvaro Castagnet, e como tenho 3 DVD's deles anunciado, se tiver intersse convidaria para visitar o link do mercadolivre. Espero que não se incomode por oferecer, mas como gosta de aquarela talvez tivesse interesse. De qualquer forma, agradeço sua atenção. Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155858511-3-dvd-aula-aquarela-zbukvic-e-castagnet-originais-novos-_JM
    Abraço, Denis.

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  9. Obrigado Eduardo pela generosidade dos seus comentários sobre o curso aqui em Ilhabela.Tive sorte de ter uma turma tão afinada e animada com aquarela. Seus trabalhos falam disso muito melhor. Agora é que não pode parar mesmo!.Parabéns!
    um grande abraço

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  10. KLindo trabalho. Adoro aquarelas e tenho 40 aulas em http://www.auladepintura.com/lukas.htm
    Ricardo Massucatto

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  11. Olá Eduardo. Sou autodidata em aquarela e em outras técnicas, como sempre busco dicas de quem sabe. Adorei seu blog, viajei em suas aventuras e dicas de materiais. Não sei se foi por acaso ou não, numa dessas buscas encontro aqui, dicas também do Gonzalo Cárcamo, a algum tempo que o tenho como referência. Vou treinar mais no desenho para participar do Urban Sketchers e quem sabe lá na frente estarei tendo aulas com o Cárcamo. Aguardem-me. Sucesso a todos.

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    1. Olá Sandra. Obrigado pela visita.
      Recomendo muito fazer umas aulas com o Cárcamo! Ele tem feito cursos frequentes em SP.
      Qto ao Urban Sketchers, não precisa treinar para participar ;)
      Você pode participar treinando...
      Abraço

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