08 setembro 2009

Circuito Original

Este post será meio grande, mas o motivo é que eu gostaria de descrever com detalhes o processo de criação destas imagens, que foi muito interessante fazer.

Este trabalho foi realizado para compor o material de apresentação da "Gaia Oficina de Cultura", para a promoção de um evento que ocorre anualmente em São Paulo, realizado por uma cervejaria. Trata-se de um evento cultural envolvendo música, teatro e cinema, sempre em espaços abertos associados a algum bar que tenha características relacionadas à marca Original, como o Salve Jorge na Praça Antonio Prado, no centro de São Paulo.
Este ano, dois locais foram escolhidos como piloto para o evento: a Praça Dom Orione, no Bixiga, e a Praça Roosevelt, na Consolação. No Bixiga, a idéia foi associar a praça com música, aproveitando o coreto como palco e o restaurante Mamma Romano, dando suporte ao evento. Já na Praça Roosevelt, a proximidade dos teatros da rua Martinho Prado fez com que os organizadores pensassem no teatro e cinema como temas principais.
A primeira etapa foi ir aos locais para tirar fotografias e fazer alguns sketches, que acabaram me ajudando bastante na composição das imagens.




A segunda etapa foi fazer alguns estudos para a composição das imagens e desenvolvimento dos temas. Na Praça Dom Orione, procuramos dar um clima de pracinha do interior, com luzinhas que remetem talvez a uma festa popular, lampiões espalhados entre as árvores, velas nas mesas e engradados servindo como apoio e compondo uma atmosfera simples e romântica.


Já na Roosevelt, escolhemos a marquise de concreto do belvedere como pano de fundo para a tela de projeção. Mais velas, lampiões e muitas, muitas mesas e cadeiras.


A terceira etapa foi fazer as montagens finais dos desenhos. Na praça Dom Orione tive que desenhar as mesas e cadeiras na mão, pois não havia como fazer isso no computador, pelo ângulo da foto escolhida como base. Passei umas boas horas fazendo isso... quase perdi a paciência. Depois fizemos colagens de pessoas no photoshop, para agilizar o processo.
Na praça Roosevelt utilizamos o CAD para colocar as mesas, e usamos como base um dos sketches que fiz no local. Mais cento-e-tantas pessoas espalhadas por ai…


A etapa final foi produzir as aquarelas. Foi pauleira: demorei cerca de uma semana para fazer todo o trabalho – da visita ao local às imagens finais, mas pintei as duas aquarelas em 3 dias. O resultado ficou legal – os clientes curtiram o trabalho e eu mais ainda.


Fizemos ainda mais um desenho pequeno como complemento da proposta.


8 comentários:

  1. Olá eduardo,
    cheguei aqui por meio do urbansketchers...
    Bárbaro o seu blog,
    Parabéns!
    Eu vi que vc participou do último
    Sketchcrawl em São Paulo, e parece que haverá outro agora dia 19/9.
    Vc sabe o local do evento?
    Se vc puder me avise, tá?
    Obrigada
    e até
    Li

    ResponderExcluir
  2. Olá Li,
    Obrigado pelo elogio...
    Quanto ao sketchcrawl eu ainda não sei onde vai ser. Geralmente quem organiza a parada é o Montalvo Machado, ilustrador aqui de SP. De qq forma, eu vou! hehe. vou escolher algum lugar e vou nem que seja solo. Estou pensando em ir à Paulista, dessa vez do MASP em direção à Casa das Rosas.
    Eu mando noticias.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Eduardo.
    Também vou;
    ainda não sei onde...
    Aguardo notícias
    abs
    li

    ResponderExcluir
  4. Li,
    Eu e a Fernanda, uma amiga minha, vamos nos encontrar na Av. Paulista, na escadaria do Objetivo / Gazeta.
    Em seguida iremos em direção à Casa das Rosas, parando em outros locais para desenhar. Horário: 9:30hs.
    aparece lá!

    ResponderExcluir
  5. Oi Li,
    O pessoal do grupo está discutindo novas possibilidades de lugares...então nao sei ainda se será na Paulista!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,
    parece que será no ZOO...
    Dá uma olhada:
    http://montalvomachado.com.br/blog/
    Acho que vou!
    abs
    li

    ResponderExcluir
  7. Oi Li,

    Isso, será no jardim botânico!
    Eu estarei lá com certeza, a não ser que chova.
    nos vemos lá.

    ResponderExcluir