15 junho 2009

Marcos Tomanik e Sylvia Chaves

Seguindo os últimos posts, mais uma Fachada dos arquitetos Marcos Tomanik e Sylvia Chaves. Nessa casa em estilo inglês, eu usei aquarela no céu e na grama, e no restante, markers. As linhas foram feitas com nanquim. O uso dos markers nessa imagem serviu para dar peso e vitalidade. Não sei se usaria novamente os markers nesse tipo de papel pois, por ele ser próprio para aquarela, suga rapidinho a tinta até secar a ponta da caneta. Não me lembro bem, mas devo ter usado light tan e sienna brown nos tijolos e telhado, com detalhes de french gray escuro. As pedras devem ser sand stone com french gray. Quanto aos verdes, usei vários tons, mas posso listar os que se destacam: marsh green, olive green, pine, celadon, etc. As árvores em primeiro plano fiz com black green. O tamanho da imagem é 75x55cm, e devo ter escaneado em umas 15 partes (O Marcelo sofreu para juntar tudo no photoshop!).
Pauleira, mas mais uma vez gratificante.

4 comentários:

  1. Eduardo, estes desenhos de fachadas ficaram fantásticos cara. Fiquei particularmente impressionado com a dimensão do último. Deve ter ficado um pelo painel. Valeu também pelas dicas sobre o processo. É sempre muito bom a gente conhecer as técnicas de colegas.
    Depois dá um pulo lá no meu site. Organizei todos os meus croquis desde o tempo de faculdade e coloquei a maioria deles lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos,
    Agradeço o comentário. Esses desenhos de fachadas em papéis grandes são pauleira. Quando vou pintar os céus, chego até a ficar ofegante (por causa da adrenalina!). Medo de cometer um erro grave depois de tantas horas de pintura. Por isso, qd dá, começo pelo céu, hehe. Tudo isso porque a aquarela tem personalidade própria que a gente tem que aprender a domar com o tempo.
    Mas imagina pintar com lápis de cor um desenho desse tamanho? Sem chance.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, achei a fachada show demais. Quase caí para trás com o tamanho do formato que você usou, mas também com esse nível de detalhes não podia ser diferente. Imagino a paciencia para fazer todas as linhas do telhado...caraca...
    Me tira uma dúvida, você fez a sombra sobre os tijolos com a pen marker cinza quente sobre a pintura de tijolos já seca? Poxa, ficou muito bom, deu uma profundidade incrível.

    ResponderExcluir
  4. Adriano,
    Legal cara, valeu...nossa essas fachadas são tensas!!! difícil manipular todo esse tamanho de papel.
    Essa sombra fiz provavelmente com um warmgray 60%, em cima dos tijolos (com certeza estava seco, porque marcadores sobre papel de aquarela seca na hora - o papel chupa a tinta rapidinho - alias, não é a melhor estratégia do mundo - pois gasta-se muitos marcadores).
    Eu usei nanquim para o contorno porque o marcador é pesado e 'pede' contorno de linhas (se bem que já experimentei sem contornos recentemente, e até que funcionou).
    Valeu!

    ResponderExcluir