01 outubro 2006

Goldsztein

Itamar Berezin - Aquarela

Vista geral do conjunto

6 comentários:

  1. Maravilhoso, Eduardo!
    Que papel é esse que você usou? Como montou a perspectiva? É só lápis e aquarela?? Me explica o processo, se possível!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayte,

    Esse papel deve ser um Arches, se não me engano. Arches é um ótimo papel pra aquarela. tem uma textura acentuada. Esse desenho tb foi montado em CAD3D, depois desenhado a lápis (sempre escaneio nessa fase), e por fim aquarelado. Rolaram umas edições depois, porque a cor do prédio mudou, apareceram uns frisos a mais, etc.
    ai entra Super-Marcelo de novo.
    Qto às cores da aquarela, a regra é das mais claras para mais escuras, mas eu acabo trabalhando sempre uma cor por inteiro. por exemplo. A cor da fachada, vc deve preparar um tanto que cubra tudo de uma vez. As áreas sombreadas vc acrescenta um segunda ou terceira camada. e começa sempre de baixo pra cima, pra qd a tinta no pincel for acabando, já se dá automaticamente o efeito de degrade desejado.
    Bom, vamos nos falando!
    Obrigado pelo comentário e abraço!
    Edu

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Salvagni23 outubro, 2006 08:10

    Olá Mayte, tudo bem?

    As montagens das perspectivas dão sempre um "trabalhinho" para fazer. Tentamos sempre fazer o máximo de detalhes possíveis no 3D do CAD, para que o Edu direcione seu tempo para trabalhar no desenho a mão, podendo atingir esse nível de qualidade nos desenhos. As vezes acabamos exagerando, perdendo tempo na modelagem para deixar ela nos "trinks", mas no final vale a pena! Obrigado e um abraço!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Salvagni23 outubro, 2006 08:20

    As edições em computador fazemos depois do desenho pronto, algumas vezes por causa das alterações de projeto, outras apenas para dar um "toque final". É engraçado pois essas são bem sutís e normalmente, sozinhas, são imperceptíveis. E nos perguntamos se realmente precisava dar esse toque no desenho. Como trabalhamos em vários pontos de um mesmo desenho, o conjunto final com esses pequenos efeitos, gera um resultado bem interessante.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eduardo!
    Estou tentando me acertar com a aquarela agora... aliás, postei uma no site.
    Instintivamente fiz algumas coisas como você descreveu! Mas outras não... aliás, não conheço esse tipo de papel. Vou comprar e fazer uns testes!
    Marcelo, com certeza a edição valeu a pena e ficou mesmo nos "trinks"!!! Parabéns pelo trabalho de vocês...
    Acho que todos concordamos que, quanto mais detalhes um desenho tiver, mais ele impressiona... certo?

    Obrigada novamente!

    Mayte

    ResponderExcluir
  6. oi Mayte,

    o papel é fundamental para ter um bom resultado. eu usei muito o Montval da Canson. um bom papel. mas o Arches é melhor. tem vários. é comprar e testar. na aquarela o nível de detalhes é meio limitado (pelo menos pra mim, por eqto.) é difícil ter controle.
    Abs!
    Edu

    ResponderExcluir