Neste último sábado, dia 03/12, fui ao 99º Encontro de Urban Sketchers São Paulo, no bairro da Penha. Achei interessante a ideia de conhecer outra região da cidade e, de fato, estava com vontade de desenhar. Aproveitei o fim de semana tranquilo e fui. Demorei cerca de 25 minutos para ir da Freguesia do Ó até lá. Foi rápido, tratando-se de São Paulo.
Adorei descobrir o conjunto de 3 igrejas muito próximas umas das outras - na verdade, uma capela, uma igreja e uma basílica. Disse "descobrir" pois não conhecia nada sobre a região. Uma vergonha, considerando que a primeira igreja data de 1682! Bem, acredito que dessa época não deve haver muita coisa remanescente (o interior da igreja é românico). Mesmo assim, um conjunto muito interessante, principalmente pela sua disposição e proximidade, que remonta aos primórdios da colonização de São Paulo.
Comecei desenhando a fachada da igreja da Nossa Senhora da Penha, ainda um pouco duro no traço, mas esforçando-me a soltar e acelerar a cada linha. Queria desenhar as 3 igrejas.
Depois me dirigi ao largo do Rosário para desenhar a capela da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de 1802, erguida por escravos. Ela dá as costas a outra igreja, voltando-se para a periferia da cidade. Lá encontrei outros grupo de sketchers e tiramos fotos.
Após um pastel de feira e um café expresso, fui sozinho desenhar a basílica, alguns metros adiante. Hesitei por um momento, já que a igreja não é particularmente bonita. Por outro lado é grandiosa, e no final das contas rendeu um bom desenho.