Em abril, Curitiba se tornou a capital nacional de
urban sketching!
Sob a tutela oficial do grupo Urban Sketchers, o movimento se consolidou definitivamente em Curitiba. Seus organizadores trabalharam muito ao longo do último ano com o intuito de realizar este que promete ser um marco das atividades do grupo no Brasil. Foram mais de 270 participantes! Um número incrível se levarmos em conta que o 5º Simpósio Internacional, realizado em Paraty - RJ (2014) juntou 250 participantes.
Foi tudo muito especial, a começar pela cidade, que é muito agradável e bonita. O clima estava ótimo: o tempo se manteve quente e firme durante todos os dias.
A abertura do evento se deu em um local bem estruturado, o Memorial de Curitiba, projetado pelo simpático Fernando Popp, um dos participantes do evento. Ao se credenciar, os participantes receberam brindes de diversos patrocinadores.
Fiquei muito contente em ter sido considerado e chamado ao palco, como um dos fundadores do Urban Sketchers Brasil, em 2011. O grupo hoje tem sido gerenciado com carinho pelo André Lissonger, Ronaldo Kurita e Thais Lima Machado Canavezes.
Durante os 3 dias do evento, tivemos a oportunidade de conhecer, através de nossos traços, alguns locais famosos de Curitiba. A cada período os organizadores marcaram ponto de encontro em um desses locais, como o Largo da Ordem, Jardim Botânico e Museu Oscar Niemeyer. "Ponto de encontro" é uma expressão humilde demais para a proporção do evento! Estava mais para um 'rolezinho' ou 'flash mob'!
Eu produzi bastante, entre bom papo e muitas, muitas gargalhadas. Não poderia ter me hospedado em melhor local: em meu albergue estavam Marcos Bandeira, Jota Clewton, Osires Abreu, André Alves, Fernando Simon, Francisco Leocádio e muito outros sketchers. Ri muito. Me diverti muito.
O 2º Encontro será em São Paulo daqui há um ano! Tenho certeza que será maravilhoso também.
Seguem agora meus desenhos realizados no evento.