20 setembro 2015

20º Turma

Nesta ultima sexta-feira e sábado rolou a 20º Turma do Curso do Bajzek - Módulo Desenho Urbano.
Como falei em um post anterior, depois da boa experiência da Oficina Cultural de Limeira, resolvi testar o formato aqui em São Paulo, e já posso dizer que gostei muito.
Os pontos positivos foram: o formato enxuto, que possibilitou que os alunos aproveitassem bastante a aula de campo, mais descansados; e chance de que, alguns deles, que não tem um interesse  especifico em valorização de projetos, pudessem fazer uma parte do Curso do Bajzek. 
Agora vou testar uma versão do Curso do Bajzek - Módulo Valorização Artística de Projetos.
Vamos ver. Me parece que essa divisão do curso vai ser uma alternativa legal.
Aqui seguem algumas fotos tiradas ontem...foi um dia desafiador devido ao calor intenso. Felizmente, o SESC Pompéia proporciona boas sombras e claro, temas de sobra.




Vou finalizar com uma frase que escrevi no post de Limeira e que, modéstia a parte, gostei bastante:
A arte se ocupa do meio urbano, e o meio urbano devolve inspiração.
(Será que eu já li isso antes rsrs?)

14 setembro 2015

Perspectivas Vila do Ipê Empreendimentos


Nos meses de julho e agosto, realizei um conjunto de perspectivas para a Vila do Ipê Empreendimentos, uma incorporadora com forte atuação no mercado em Ribeirão Preto - SP.
Os desenhos forma feitos com marcadores e lápis de cor, e seguiram uma proposta mais 'solta' e 'fluida', por solicitação do cliente.
Normalmente, costumo fazer peças mais 'acabadas' ou 'arte-final' para lançamentos imobiliários. Por isso, esse trabalho foi, de certa forma, um desafio para mim. É impressionante a diferença que percebo quando faço um croqui para estudo (de qualquer natureza), e de quando 'tento' fazer um croqui. Nesse último caso, é interessante observar um pensamento focado no resultado, o que tende a subtrair a espontaneidade do desenho. Para lidar com essa questão, fiz alguns estudos preliminares e tentei limitar o tempo empregado na execução. Criei também uma paleta de cores para me guiar e tomei cuidado com a cadência (ou ritmo) do traçado.
No final do processo, eu gostei bastante do resultado, principalmente quando observado o conjunto das imagens.
Os projetos são de autoria da Contart & Takano Arquitetura e Urbanismo.





01 setembro 2015

Curso do Bajzek - Oficina de Desenho Urbano

Nos dias 18 e 19 de setembro, estarei ministrando uma oficina de Desenho Urbano, como parte do Curso do Bajzek. As inscrições estão abertas!
Depois da recente experiência de Limeira achei interessante realizar um oficina neste formato aqui em São Paulo também. Dessa forma, quem ainda não fez meu curso pode ter uma experiencia bacana. Quem já fez, pode fazer de novo! Nunca é demais praticar, e sempre teremos o que dialogar e estudar. Cada novo desenho é uma história diferente.
Essa oficina está dividida em dois dias, sendo que no primeiro é apresentada um material ilustrativo importante para sedimentar a atividade. Neste dia mesmo, ainda reestudamos alguns aspectos da perspectiva (e já praticamos um pouco!)
O segundo dia - o sábado todo - é dedicado à pratica direta. Os alunos são orientados a fazer desenhos seguindo alguns critérios, como tempo de execução e temas. Em cada etapa discutimos os trabalhos, e cada aluno recebe atendimento individual durante cada exercicio, mais de uma vez.

Eu te convido a vir desenhar conosco no Sesc Pompéia, meu projeto arquitetonico preferido de São Paulo. Um parque de diversões para desenhistas!

Importante: essa oficina é destinada a profissionais ou estudantes de qualquer área ligada ao desenho, à ilustração e desing e artes plásticas em geral.

O valor da oficina é de R$ 400,00.
Para quem fizer a reserva a vista há desconto de 5%.
Para inscrições simultaneas, de mais de um aluno, é concedido um desconto de 10%!

Tenho pensado em dividir o Curso do Bajzek, em dois módulos: Desenho Arquitetonico e Desenho Urbano. Assim, posso atender quem tem mais interesse por um tema ou outro, ou pelos dois.
Aceito sugestões ;)

Abraços