28 setembro 2009

Sesc Pompéia

No último sketchcrawl, dia 19/09, fui desenhar com um amigo no Sesc Pompéia.
Pertinho de casa, tranquilo, arquitetura brilhante e muitos lugares confortáveis para desenhar: ótima fórmula para produzir com calma e despreocupação. Depois de desenhar em pé, tentando se encolher sob uma rasa marquise, na versão chuvosa de julho, esse sketchcrawl foi fichinha.
Fiz quatro desenhos. O primeiro abandonei: resolvi fazer isso porque não consegui enquadrar o que eu queria, hesitei pra caramba e achei que não valia a pena gastar mais energia num desenho que começou errado. Aliás, isso é comum acontecer - parece que eu preciso de um aquecimento pra desenhar. Os outros 3 sairam bem melhores. Na verdade dois deles fiz mais demoradamente, com nanquim e marcadores, e o outro fiz mais de maneira mais simples, tentando captar a cena rapidamente com um pastel e me preocupando em encaixar todo o conjunto no papel, além de acertar as proporções do prédio corretamente.
Na minha galeria do flickr, eu coloquei umas informações adicionais sobre o projeto de arquitetura da Lina Bo Bardi.





21 setembro 2009

NOVO: Viagens Incríveis!



Recentemente ampliei minhas tarefas de blogger e criei um blog sobre viagens. O intuito foi descrever os roteiros e lugares das viagens por onde passei, começando por Paris.

Assim, estou juntando algumas das minhas maiores paixões: viajar, desenhar, fotografar e, a mais recente, escrever.

Esse primeiro roteiro passará ainda por Chartres, Vale do Loire, Poitiers, Sarlat, Rocamadour, Carcassone e terminará em Barcelona e Madrid.

Visitem: www.viagens-incriveis.blogspot.com!

Comentários são bem vindos.

14 setembro 2009

Le Consulat


Aquarela feita com base em fotografia tirada no local. Este restaurante fica em Montmartre, Paris.

08 setembro 2009

Circuito Original

Este post será meio grande, mas o motivo é que eu gostaria de descrever com detalhes o processo de criação destas imagens, que foi muito interessante fazer.

Este trabalho foi realizado para compor o material de apresentação da "Gaia Oficina de Cultura", para a promoção de um evento que ocorre anualmente em São Paulo, realizado por uma cervejaria. Trata-se de um evento cultural envolvendo música, teatro e cinema, sempre em espaços abertos associados a algum bar que tenha características relacionadas à marca Original, como o Salve Jorge na Praça Antonio Prado, no centro de São Paulo.
Este ano, dois locais foram escolhidos como piloto para o evento: a Praça Dom Orione, no Bixiga, e a Praça Roosevelt, na Consolação. No Bixiga, a idéia foi associar a praça com música, aproveitando o coreto como palco e o restaurante Mamma Romano, dando suporte ao evento. Já na Praça Roosevelt, a proximidade dos teatros da rua Martinho Prado fez com que os organizadores pensassem no teatro e cinema como temas principais.
A primeira etapa foi ir aos locais para tirar fotografias e fazer alguns sketches, que acabaram me ajudando bastante na composição das imagens.




A segunda etapa foi fazer alguns estudos para a composição das imagens e desenvolvimento dos temas. Na Praça Dom Orione, procuramos dar um clima de pracinha do interior, com luzinhas que remetem talvez a uma festa popular, lampiões espalhados entre as árvores, velas nas mesas e engradados servindo como apoio e compondo uma atmosfera simples e romântica.


Já na Roosevelt, escolhemos a marquise de concreto do belvedere como pano de fundo para a tela de projeção. Mais velas, lampiões e muitas, muitas mesas e cadeiras.


A terceira etapa foi fazer as montagens finais dos desenhos. Na praça Dom Orione tive que desenhar as mesas e cadeiras na mão, pois não havia como fazer isso no computador, pelo ângulo da foto escolhida como base. Passei umas boas horas fazendo isso... quase perdi a paciência. Depois fizemos colagens de pessoas no photoshop, para agilizar o processo.
Na praça Roosevelt utilizamos o CAD para colocar as mesas, e usamos como base um dos sketches que fiz no local. Mais cento-e-tantas pessoas espalhadas por ai…


A etapa final foi produzir as aquarelas. Foi pauleira: demorei cerca de uma semana para fazer todo o trabalho – da visita ao local às imagens finais, mas pintei as duas aquarelas em 3 dias. O resultado ficou legal – os clientes curtiram o trabalho e eu mais ainda.


Fizemos ainda mais um desenho pequeno como complemento da proposta.


03 setembro 2009