20 dezembro 2014

Ponto focal deslocado

Recentemente fiz duas fachadas em que o ponto focal - as casas - estavam deslocados do centro da imagem. Pela própria configuração dos projetos, foi necessário mostrar uma extensão das construções nas laterais.
O desafio foi, dessa forma, tentar manter o ponto focal nos blocos principais das construções e ainda criar um ambiente para ocupar todo o campo da imagem restante, em ambos os casos.

Na primeira fachada, um dos artifícios que usei foi dar um contraste maior na região próxima a casa (deixando ali um 'vazio' de nuvem no céu, por exemplo). Uma 'corzinha' extra ajudou (o amarelo do ipê). Notei também que a sombra bem marcada do 'porte-cochère' atrai bastante a atenção do olhar.
Devo confessar que fiquei inseguro com à área do bosque à esquerda, já que elaborei um pouco além do necessário essas árvores, o que poderia por em risco todo o conjunto. Felizmente notei isso à tempo e tomei algumas medidas para não passar (muito) do ponto.

Na segunda fachada, curiosamente com as mesmas condições, eu busquei novamente ter cuidado com o ponto focal, mas agora levando em conta a experiência recém adquirida. (o intervalo de execução entre uma fachada e outra foi de cerca de 10 dias).
Assim, observe como há menos contraste e cor à direita da imagem. Compare, por exemplo, o valor tonal das sombras do pórtico de entrada e no bloco de lazer, que está recuado. As três copas de árvores no topo parecem 'apontar' para a construção principal também.
Enfim, estes são alguns desafios que aparecem no dia a dia. O importante é ter um olhar critico sobre o trabalho, durante o processo, principalmente.
O formato dos desenhos é 48x24cm e 54x27cm.
A técnica empregada foi canetas marcadores (art-markers) e lápis de cor.

Abraços!


18 dezembro 2014

Como foi a XV turma do Curso do Bajzek!

Entre os dias 04 e 06 de dezembro, ministrei na Galeria Ornitorrinco mais uma turma do meu curso. Como sempre, foi uma experiencia intensa (para todos) e enriquecedora (espero que para todos!). Gosto muito da natural variação de perfis que recebo em cada turma - de estudantes em inicio da faculdade à profissionais recém-formados, até veteranos de profissão, às vezes incluindo professores. É bacana observar o pessoal com diferentes experiencias de vida trocando idéias sobre faculdade, carreira, etc.

Começamos a quinta-feira, dia 04, com força total. Explicação / demonstração da técnica de marcadores, alguns conceitos e... mãos à obra!! Na primeira manhã os alunos não levantaram nem para o cafézinho...
À tarde, estudamos conceitos um pouquinho mais complexos como a aplicação de sombras em um plano bidimensional, além da técnica de preenchimento em grafite.



No dia seguinte, relembramos os conceitos fundamentais de perspectiva (seus componentes e efeitos pictóricos) e trabalhamos o dia todo na elaboração de uma ilustração de uma loja.









Todos chegaram a ótimos resultados e pudemos estudar com profundidade diversos aspectos como qualidades da linha, do plano, luz e sombra, cor, etc.
À noite, ainda tivemos uma palestra / demonstração sobre Photoshop, ministrada pelo meu amigo arquiteto Vagner Bordin, da Art-Voxel. Ele nos deu um panorama geral do uso dessa ferramenta na área de arquitetura e ilustração.








Enfim, o último dia de aula, totalmente voltado para o desenho de observação. Começamos com uma palestra sobre o tema e depois seguimos à pé para o Sesc Pompéia, um local extremamente propício a essa atividade. Apesar da insegurança natural dos alunos, muito foi produzido.






Os convidei enfim, a praticar o desenho por massas. Mais uma vez me surpreendi com a facilidade com que alguns conseguiram representar a complexa arquitetura - com suas passarelas em diferentes eixos e planos oblíquos - de maneira bem mais direta, elusiva e ao mesmo tempo sintética.

Obrigado ao pessoal da Galeria Ornitorrinco pela ótima recepção, ao Guilherme Leite Cunha do Sesc Pompéia, ao meu amigo Vagner, e principalmente a todos os alunos que confiaram em mim!


Abraços e até breve!

15 dezembro 2014

15 de dezembro - Dia do Arquiteto

Um desenho antigo para homenagear -  neste dia do arquiteto - o meu preferido: Frank Lloyd Wright, a minha maior inspiração para arquitetura (e para desenhos).
Esse desenho foi feito com base em fotografia, na época em que comecei a usar markers.
Tive o grande privilégio de conhecer pessoalmente este fascinante projeto - Marin County Civic Center, perto de São Frascisco.
Havia lá uma lojinha oficial do FLLW...Comprei uma gravata estampada com seus padrões gráficos geométricos, a qual usei orgulhosamente em algumas ocasiões, além de uma agenda, usada com parcimônia cuidadosa.
E havia um tapete lindo! Infelizmente não pude comprar, pois era muito caro...caríssimo.

Alguns anos mais tarde, fiquei muito surpreso e feliz quando vi este edifício sendo utilizado em um brilhante filme de ficção científica, de visual muito apurado e elegante, chamado Gattaca (1997). Um edifício projetado na década de 1950, sendo utilizado em um filme futurista, nos anos 90?
Quão visionário e original era este gênio da arquitetura?

Mr. Frank Lloyd Wright, muito obrigado.

12 dezembro 2014

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

No domingo dia 30 de novembro, aconteceu mais um encontro de Urban Sketchers São Paulo - a 43º versão na cidade. O local escolhido foi a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, cujo coração é a residência projetada pelo arquiteto Oswaldo Bratke, na década de 1950.
Fiz apenas dois desenhos, sendo o primeiro à grafite, buscando captar a proporção entre a arquitetura horizontal da casa e as massivas e altas árvores que a envolvem:

Depois sobrou pouco tempo para um novo desenho, e assim optei por uma aquarela, o qual fiz de maneira bem livre e solta.
Gostei do resultado - acho que ficou expontâneo.

 Para fechar, fizemos um sorteio do livro "Urban Sketching - Guia Completo de Técnicas de Desenho Urbano", de Thomas Thorspecken, publicado no Brasil pela editora GGBrasil.
Isis Chaulon, a ganhadora do livro

Em breve farei um post sobre a última turma do Curso do Bajzek, realizada na semana passada!