29 outubro 2014

Receba novidades do Bajzek por e-mail!

Olá a todos!
Agora eu tenho um mailing para que você possa acompanhar meus trabalhos mais importantes, além de receber informações sobre meus cursos, palestras e oficinas.
É claro que não abusarei da sua confiança! :)
Basta inserir seu e-mail na minha página e fazer a confirmação depois.

Conto com você!
Obrigado

https://tinyletter.com/bajzek

28 outubro 2014

Desenhando na FAU - USP

No ultimo sábado fui desenhar com um grupo de colegas na USP, em São Paulo. Nosso primeiro objetivo era retratar o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - a FAU, projetada nos anos 1950 pelo arquiteto Vilanova Artigas.
Este foi um encontro especialmente agradável, pois tive a oportunidade de conhecer o Fernando Simon, administrador do Urban Sketchers Goiânia, alem de apreciar a aula sobre arquitetura, ao ar livre, que meu amigo Rodrigo Queiroz nos ofereceu generosamente.
Desenhamos também a Biblioteca Brasiliana, recentemente inaugurada no campus, projeto de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb.











27 outubro 2014

Página "Sobre o Curso" atualizada


 
Recentemente atualizei a página "Sobre o Curso", incluindo alguns depoimentos de ex-alunos, os quais replico aqui:

“O curso todo tem um clima muito bacana. Mas o mais importante é falar sobre o que aprendemos. Achei muito bacana como o professor conhece o comportamento e os efeitos dos materiais. Isso significa que pudemos aprender a partir de alguém que, de fato, sabe todo o potencial que os materiais têm. Além disso, a didática (coisa rara nos bacharéis da nossa área de atuação) faz com que as lições não sejam apenas ensinadas pelo professor, mas também aprendidas pelo aluno (e esse é o objetivo, correto?). No demais, o curso deixa os alunos apaixonados pelo material e pelas técnicas aprendidas. Hoje utilizo em todos os meus trabalhos e fico orgulhoso do resultado.”
Isaac Martins
Arquiteto – São Paulo

“Fiz o curso para aprimorar meus desenhos, especialmente o uso das cores que eu sempre fugi.
Sou arquiteto, e nos projetos existem algumas etapas que podem ser apresentadas a mão, como croquis nos estudos e ilustrações do produto acabado.
Posso dizer que consegui meus objetivos.
Na minha opinião o fato de eu já ter noção de perspectiva e de ter feito todos os exercícios me ajudaram a extrair mais do professor.
Além disso, absorvi novas técnicas de desenhos, o que elevou o nível dos meus desenhos.
Fui apresentado aos integrantes do Urban Sketchers e tive contato com outros desenhistas, aprimorando o desenho de observação.
Ultrapassei as linhas através da técnica pictórica que utiliza a pintura antes dos traços.
Aprendi com desenhos a lápis grafite o valor da cor que se refere ao grau de luz numa graduação do claro ao escuro.
Aprendi técnicas mistas que começam no Cad, voltam para a prancheta e depois passam pelo Photoshop.
Tive contato com aquarela pela primeira vez.
Se você se interessou pelo tema, se inscreva, é um ótimo curso!”
Bruno Turola Felicio
Arquiteto – Campinas

“A começar das técnicas abordadas que são essenciais, principalmente para aqueles da área de arquitetura. E fundamentais para aqueles que  pensam além de sua área de atuação.
O conteúdo foi perfeitamente explicado e há muito empenho na qualidade do resultado final.
Não tenho dúvidas de que o curso vale o investimento, e vale pelo grande aprendizado.”
Carlos Medeiros
Estudante de Arquitetura da Faculdade Belas Artes – São Paulo

“Esse é mais um agradecimento na verdade, aprendi de mais com você, e continuo aprendendo, depois do curso que fiz comecei a ver arquitetura com outros olhos já que aprendi a representar o que pensava de uma maneira mais legal, então meus sinceros agradecimentos.”
Caio Marçon
Estudante de Arquitetura da Faculdade Belas Artes – São Paulo

“Sou imensamente grata ao meu professor Eduardo Bajzek por todo conhecimento que transmitiu no seu curso de valorização de projetos. Este curso fez e faz ainda hoje toda a diferença em minha jornada profissional, por isso quem estiver procurando aprimorar suas habilidades e conhecimentos nesta área eu recomendo!”
Mariângela Dabbur Salemi
Arquiteta – São Paulo

“Quando conheci o prof. Eduardo Bajzek não tinha a vaga noção do quanto as coisas iriam mudar pra mim, e sou muito grato por todo conhecimento adquirido através dele, sua energia e alto astral, nos tornamos amigos e desde então procuro freqüentar nossos encontros no Urban Sketchers, pra todos que tenham interesse em desenhar não percam a oportunidade, foi excelente aprender com o Edu.”
Christian Fabio Rabeque
Arquiteto – São Bernardo do Campo

“Pra nós o curso do Eduardo Bajzek é tão incrível quanto sua humildade. Ele é sem dúvida alguma, um dos maiores talentos do desenho/aquarela/pintura de arquitetura do país. Gostaria muito de fazer seu curso novamente, só que moramos em Fortaleza-CE e daí a distância às vezes atrapalha!!!
Quem gosta de desenho de arquitetura feito à mão-livre com o olhar apaixonado da verdadeira arquitetura/desenho, não deveria perder seus cursos incríveis!!!”
Osires de Abreu
Arquiteto – Fortaleza

“O workshop do Eduardo Bajzek resgata a fundamental importância de existir uma boa representação em um projeto de Arquitetura ou Urbanismo. O curso de valorização artística mostra muito claramente aos alunos, a essência da representação de projetos arquitetônicos e urbanísticos, por meio de desenhos que podem ser totalmente ou parcialmente manuais, demonstrando assim que as amplamente utilizadas, atualmente, renderizações fotorrealistas, nem sempre conseguem expor a alma do projeto e, estas, por vezes, acabam destoando muito a realidade e confundem as pessoas de forma negativa.
Portanto, Eduardo Bajzek consegue de maneira muito direta e leve ministrar o curso e repassar seus conhecimentos e técnicas, de modo que seus aprendizes, em geral, atingem bons resultados ao final do curso. Algo muito importante que ele nos ensina é observar os melhores ângulos, ou seja, aqueles que mais valorizam o projeto.”
Jonnatan Guimarães Pinheiro
Estudante de Arquitetura – UnB Brasilia

“O workshop realizado com o ilustrador Eduardo Bajzek foi bastante positivo não apenas porque pudemos aprender um determinado método de apresentação de nossos projetos arquitetônicos, mas também porque insistimos no desenho como ferramenta de raciocínio e apreensão do ambiente pelo arquiteto. Em uma época em que a máquina digital permite uma
produção infinita de imagens e que, portanto, as desvaloriza, a atividade do “urban sketching”, que realizamos no terceiro dia de workshop, estimula o olhar e evidencia detalhes do espaço em que vivemos que deixamos passar despercebidos no nosso dia a dia.”
Matheus Macedo
Estudante de Arquitetura – UnB Brasilia

“Este curso foi pra mim uma grande renovação da minha atividade de desenho. O professor Eduardo Bajzek incentiva e transmite muita segurança aos seus alunos. Um curso intenso, de imersão, e muito proveitoso. Vale muito participar, fica-se ao fim do curso, com um gostinho de quero mais... E então aí a sugestão: Bajzek, monta um curso extra pros seus ex-alunos...”
Carla Pereira
Arquiteta / Professora da Universidade Católica de Brasília

Obrigado meus caros!!

19 outubro 2014

40º Encontro de Urban Sketchers São Paulo


No próximo sábado, dia 25, vamos desenhar um dos edifícios mais importantes da Arquitetura Moderna do Brasil, uma obra-prima de Vilanova Artigas...
"E preciso fazer cantar o ponto de apoio", disse Artigas sobre suas colunas brilhantemente desenhadas e executadas neste edifício.
Vamos começar por ali e depois sairemos caminhando pelo campus, passando pelo conjunto escultórico de Homenagem a Ramos de Azevedo, Praça do Relógio e se possível Biblioteca Brasiliana.

Abaixo o desenho que lá fiz, há 4 anos atrás...lembro-me de tentar captar com exatidão a proporção das colunas, tão esbeltas e elegantes em contraponto ao maciço formado pelo volume da cobertura.
Usei marcadores Prismacolor French Grey para fazer a cor do concreto.

17 outubro 2014

Nova Turma do Curso do Bajzek em dezembro!

Vamos para a 15º Turma do Curso do Bajzek!
Por aqui passaram mais de 215 pessoas em suas versões extensiva e intensiva, e mais outras 300 em diversos workshops realizados no Brasil e no exterior...são quase 4 anos juntando experiências, conhecendo muita gente bacana, se aperfeiçoando, trocando ideias, aprendendo e compartilhando.
A próxima turma será realizada na Galeria Ornotorrinco, na Av. Pompéia, um local super agradável, cheio de obras de arte para inspirar a todos, e muito próximo ao Sesc Pompéia, onde faremos a aula de Urban Sketching.
Para maiores informações, visite esta página ou envie um e-mail para edubajzek@gmail.com


Nos vemos lá!

15 outubro 2014

Equilibrium Residencial Atibaia

Já faz um bom tempo que entreguei este trabalho...trata-se de um conjunto de perspectivas em aquarela realizadas para a construtora Vicorp.
Começando com as perspectivas internas das áreas sociais. Este trabalho teve uma particularidade: a sede social era uma construção existente, por isso não foram feitas vistas externas, inclusive as piscinas, que também já existiam.
Salão de Jogos

Academia

Salão de Festas

Spa
Agora, as 'casas de arquitetos', projetos realizados para o empreendedor cativar os clientes, e de certa forma direcionar o seu público alvo:
Arquiteto João Lambert

Arquiteta Juliana Engler

Arquiteta Fabiana Moraes

Por fim, a implantação geral, realizada em parceria com Marcelo Salvagni: