26 novembro 2012

Salão de Veículos Antigos

E assim eu fui.
Adorei ver os belos, e às vezes estranhos, carros antigos de diversas épocas e lugares diferentes. Interessante observar os detalhes fascinantes em aço cromado, a pintura impecável e a exuberância do design do passado em enormes e miúdos veículos.
Fiz alguns desenhos, de maneiras diferentes.
Os primeiros fiz direto à caneta, em pé em frente aos veículos. Dificilimo desenhar carros e ainda nessa condição. Sairam sofridos. Adicionei mais tarde alguns fundos com marcadores.
O segundo desenho fiz seguindo a minha linha de trabalho por massas com markers, a que eu chamei de Straight to Colors, e que foi tema do meu workshop em Santo Domingo, em julho passado.
Devo dizer que acho essa forma de trabalhar por vezes mais fácil que desenhar com linhas, como nesse caso de veículos. Eu pude ir buscando a proporção correta, ajeitando a perspectiva pouco a pouco, sem medo de cometer erros. Quando estava tudo no lugar certo foi fácil seguir desenhando.
Os últimos sketches foram feitos também com marcadores, mas misturando linhas e massas. Pode ser também uma boa maneira de trabalhar - eu poderia adicionar linhas de nanquim sobre essa base, que já fora devidamente ajustada.
Desenhos lineares rápidos.


O Cadillac Coupe de Ville, feitos com marcadores e pequenos toque de lápis branco.

Os últimos feitos...

Os garotos da foto ficaram um tempão observando eu desenhar, cheios de curiosidade...

O incrivel Coupe de Ville...


17 novembro 2012

Arquitetura Esportiva

Duas perspectivas realizadas para o escritório Castro Mello Arquitetura Esportiva, há cerca de um mês.
Sobre base gerada no Sketch-up, e fornecida pelo cliente, fiz estas duas perspectivas.
Marcadores, formatos A3 e A4 respectivamente.



15 novembro 2012

Workshops no Mackenzie

Em outubro, pelo segundo ano consecutivo, ministrei duas oficinas na Faculdade de Arquitetura Mackenzie, onde estudei entre 1993 e 1998.
As oficinas aconteceram na Semana da Arquitetura, e foram duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, com cerca de 20 alunos cada.
Antes de sairmos para o campus para desenhar apresentei minha palestra "Desenho Urbano", onde mostro inúmeras referências, falo sobre técnicas e conceitos.
As oficinas tiveram o generoso patrocinio da Papelaria Universitária, que forneceu camisetas, cadernos e canetas nanquins.
Foi mais uma vez um dia muito especial voltar ao Mackenzie, sendo muito bem recebido pelos professores Vicente Paolillo e Boby Pirovics. Obrigado caros!

Mackenzie, nos vemos em 2013!













Fotografias cedidas pelos alunos Tamiris Violante e Mariana Sato, e pelo professor Boby Pirovics.