29 novembro 2010

Fachada ou Perspectiva?

Há algum tempo eu fiz uma fachada valorizada de uma casa do arquitetos Marcos Tomanik e Sylvia Chaves.
É um projeto bacana, de uma casa que se expande gradualmente no terreno, formando pátíos arborizados. 
O desenho foi feito em formato A2, pois a elevação da casa é bem comprida. Usei marcadores e lápis de cor.
Algum tempo depois o arquiteto Marcos me procurou para fazer uma perspectiva em aquarela do mesmo projeto, para ajudar sua cliente a entender melhor o conceito arquitetônico.
O detalhe interessante foi a exigência de que o desenho deveria ser montado na mão pois ele acha que perspectivas modeladas em 3D podem ficar muito duras.
Realmente o desenho ficou bem solto - eu o montei sem régua, para ir de encontro ao que o arquiteto queria. Criei uma leve distorção convexa para aproximar mais o observador e pintei o entorno da casa de forma bem livre.

E ai, fachada ou perspectiva?

27 novembro 2010

Mais sobre o show.

Acabei de ler um post (clique aqui) do meu amigo Gino Olivato, do blog MacMinds que me deixou até emocionado. Sem brincadeira. Foi uma surpresa para mim e um belo presente.
A foto que ele tirou ficou demais, pois mostra a alegria que eu estava sentindo naquela hora: desenhando à vontade, em ótima companhia e há poucas horas de ver um dos meus maiores ídolos. Bem, o maior deles.
Quem é fã do 'Mundo Apple', tem que acompanhar o blog do Gino, que é um expert em tudo o que se refere a esse assunto e é o cara que me resgata da ignorância tecnológica em cada nova conversa.
E quem gosta de desenhar, não deixe de carregar um caderno por ai. Eu posso afirmar que é sempre muito gratificante. Muito mesmo. E insista. Não tenha medo de errar. Não desista na primeira vez. 
Como disse o grande John Haycraft para mim: "Eduardo, you will find it rewarding and I urge you to do it! "
By the way, eu já tinha até colocado essa frase aqui. Mas vale a pena relembrá-la.

Valeu, meu amigo.

22 novembro 2010

Eu fui!

Ontem foi um dia muito especial para mim. Realizei o sonho de ver o Paul McCartney ao vivo em um show absolutamente insquecível.
Eu comecei a gostar de Beatles quando já tinha mais de 20 anos. Logo que eu os 'descobri', virei Beatlemaníaco de uma hora para outra, e cheguei a comprar todos os CDs. Com o tempo, essa 'passione' amansou, eu passei a gostar de Beach Boys também, e não parei mais de ouvir música dos anos 60.
Mas ver o cara tocando ao vivo, foi emoção total. Foi demais.
Enquanto escrevo este post, há mais 60.000 pessoas aguardando ansiosamente pela segunda apresentação!
Bom, mas esse blog é sobre desenho, e não sobre música.
E a propósito, aqui vão os dois sketches que eu fiz enquanto aguardava o show começar.
Levei apenas canetas nanquim e dois marcadores: um warm 60% e um 80%. Nem sketchbook eu levei. Usei um bloco de papel canson mesmo.
Foi muito legal fazer esses desenhos pois serão um bom registro desse dia.



O primeiro sketch eu fiz com calma, apesar da agitação do lugar. Enquanto desenhava dezenas de pessoas, eu observava o movimento, batia um papo, dava passagem para as pessoas. E assim fui passando o tempo.

O intuito do segundo sketch era conseguir representar uma panorâmica do estádio...Eu queria desenhar a curva da arquibancada passando sobre a minha cabeça. Tive que correr pois já estava ficando escuro e a ansiedade já era altíssima.
Fiz o pessoal que estava comigo assinar! Um pessoal da fileira de trás também deixou suas rúbricas, já que quiseram ver o desenho finalizado.
E Salve meu amigo Gino, do MacMinds. que comprou os ingressos para nós enquanto eu estava viajando!
"Eu fui!", eles escreveram.
 EU FUI!

19 novembro 2010

Castelinho da Rua Apa com avenida São João.

No último domingo eu fui desenhar no Elevado Costa e Silva. Como diria um arquiteto amigo meu, o Elevado é uma cicatriz no coração de São Paulo. Imóveis desvalorizados, abandono, poluição e sujeira são, na verdade, as marcas mais evidentes dessa cicatriz.
Em baixo dele, muitos mendigos, prostitutas e drogados. Um paraíso da crackolândia. Infelizmente.
Em cima, aos domingos e feirados é possível passear a pé, andar de bicicleta e espreitar os apartamentos que estão há cerca de 5 metros do guardrail. 
E agora, mais uma atividade de lazer pode ser incluída a essas. Desenhar!
Por trás do caos urbano escondem-se muitos edifícios interessantes. Alguns, verdadeiros 'achados'.
Vistas pitorescas da cidade também estão disponíveis para serem representadas nos sketchbooks.
O primeiro desenho que fizemos foi do Castelinho da Rua Apa, eternizado (enquanto não ruir) pelo crime hediondo que lá ocorreu em 1937. Clique aqui se deseja conhecer essa história trágica.
Algumas pessoas dizem que é mal-assombrado. Mas os 'sem-teto' não tem medo, não senhor.
Lá foi gravado um episódio de Ghost Hunters!
Não acharam muita coisa, exceto um "EVP", que me chamou muito a atenção...
A primeira parte do episódio.
E a segunda parte, com a revelação.

Creepy.

Information in English at Urban Sketchers.

17 novembro 2010

Pranchas do Portifólio - Terradesign

Há alguns anos tive a oportunidade de trabalhar para uma agência de propaganda de Portugal, chamada Terradesign. Fiz perspectivas e plantas baixas para 05 empreendimentos.
Apresento aqui alguns desses trabalhos, compilados para meu portifólio de ilustrações arquitetônicas.




Também realizei um trabalho juntamente com o Leandro Robles para ilustrações de rótulos de alimentos para uma companhia local, a Interaves. Desenhamos frangos, galinhas, coelhos, patos, etc. Foi bem legal.
No meu site, na sessão Ponto de Vista, você poderá ver algumas dessas imagens, clicando em Ilustrações para Publicidade.

13 novembro 2010

Sketches de Viagens - Londres e Paris III

Finalmente, os últimos sketches da minha viagem.
Fiz uma coletânea dos pequenos sketches com caneta nanquim feitos em Paris.

 Geralmente são sketches rápidos, feitos muitas vezes em pé, enquanto a mulherada se distrai nas lojinhas ou enquanto se espera em alguma fila.
De todos esses, o que eu mais gosto é o do orgão da Eglise Saint-Louis des Invalides, talvez porque eu tenha usado um artifício que eu acho interessante: quando um objeto ou edifício é simétrico, não é primordial desenhar tudo, até porque o olhar do espectador completa a imagem, tornando-a mais dinâmica. O contexto também foi especial, porque havia um ensaio de recital...fabuloso. Isso aconteceu também em outra ocasião, em Milão, quando eu fiz um sketch bem espontâneo dentro da catedral.
O mini-sketch do canto inferior esquerdo é do Le Select, um típico café parisiense, que é o 'atelier' do ilustrador Rick Tulka, local onde ele faz suas caricaturas fantásticas. Tive a oportunidade de bater um papo com o cara, que é muito boa gente.

Os outros foram feitos com marcadores em situações também muito especiais. Procurei usar cores de marcadores que refletissem um pouco dos tons do outono. Em geral, usei khaki, green tea, marsh green e french greys para a vegetação. Pastel beige, cool e warm greys para a cidade.

Acima, na Tour de Mountparnasse, de onde se tem uma vista maravilhosa da Torre Eiffel;


Acima, apartir da Torre Eiffel, onde passei algumas horas alucinando com vistas fantásticas da cidade, e com a própria torre, que é um parque de diversões para adultos.

E por fim, dos jardins de Versailles com o palácio ao fundo.

Enfim, esses são (quase) todos os sketches que eu fiz na viagem. Olhando esses sketches, fico muito feliz de tido a oportunidade de viajar para a Europa novamente, e penso em quantas possibilidades maravilhosas de desenhar eu já perdi, em outras ocasiões.
Não perderei mais.
Sempre levarei comigo um sketchbook.

08 novembro 2010

Sketches de Viagens - Londres e Paris II

Mais alguns sketches da última viagem.
Waterloo Station / Hampton Court:
O desenho da estação de trem eu fiz em pé, parado em meio ao vai-e-vem incessante de londrinos apressados e turistas perdidos. Em Hampton Court, fiz um rápido desenho que procura mostrar a proporção da fachada e design das janelas. Por fim, um retratinho do meu sogro.

St. Pancras Station: Neste belo e gigantesco edifício neogótico, o contraste entre o azul da estrutura metélica e o tijolo me chamou muito a atencão. A fachada externa é ainda mais interessante.
Levei cerca de 40 minutos para fazer este sketch. Se tivesse tempo, daria para fazer um sketchcrawl lá dentro! Aliás, era o dia do último sketchcrawl (16/10)

Westminster Abbey: foi feito em 15 minutos, aproximadamente. Correria! Assim que peguei o sketchbook na mão, pensei: "Como desenhar uma catedral gótica em menos em menos de 20 minutos?"
Bom, não deu tempo de responder a minha própria pergunta - coloquei a caneta no papel e não parei mais. Talvez instintivamente eu procurei captar a proporção correta da fachada, o movimento dos arcos e um pouco do movimento da praça.
Catedral de Notre Dame: abusando um pouco da boa vontade da minha família, levei cerca de uma hora para completar esse sketch. Estava um frio de rachar.
Dias depois eu tive o privilégio de subir nas torres - um passeio arquitetônico fantástico, com direito a afagos no cangote das gárgulas. Quem for à Paris, não deixe de subir. A fila é demorada, mas vale a pena.
E tem mais...

01 novembro 2010

Sketches de Viagens - Londres e Paris

Recentemente tive a oportunidade de fazer uma viagem curta à Londres e Paris.
Apesar de eu estar com toda a família, não deixei de fazer sketches - pelo contrário, fiz muitos. Quase enchi um pequeno Moleskine, daquele personalizado, que foi feito exclusivamente para o I Simpósio Internacional do Urban Sketchers.
Comecei desenhando dentro do avião e depois no aeroporto de Barajas - Madri. O Terminal 4 é um edifício lindo, com sua cobertura ondulada, formada por um ripado de madeira. Um desafio de perspectiva, por isso 'fechei' um pouco o ângulo de visão. O cansaço da viagem também não permitia grandes esforços.


No dia seguinte, começamos pela catedral de St.Paul, um colosso de pedra no meio de Londres, projeto de Christopher Wren.
Fiz o sketch sentado, quase embaixo da gigantesca cúpula. O movimento de turistas era imenso e o tempo curto. Minha família logo estava impaciente e tive que ser rápido. Usei uma caneta mais grossa para fazer uns 'accents', enfatizando os dois orgãos nas laterais da nave.




Seguimos até a Torre de Londres, o famoso castelo que sobrevive em meio à cidade há séculos. Na verdade eu chamaria de 'cidadela', pois há vários edifícios dentro das muralhas.
Em um determinado ponto, pude fazer um sketch super rápido da Ponte de Londres. Me agradou bastante o resultado, pela rapidez em que foi feito - talvez uns 10 minutos. Sei lá o tempo passa muito rápido nessas horas.

O sketch dos famosos guardas da rainha foi feito enquanto esperávamos a bendita da Troca da Guarda. Uma lotação, um frio do cão e uma inevitável decepção. Muito tempo de espera, grudados à grade, quase tirou nosso bom humor. Mas não deixa de ser interessante. O sketch abaixo também foi feito lá e dá pra ver que o monumento em frente ao palácio se transforma em arquibancada.


O desenho da Trafalgar Square (abaixo) foi feito após visitarmos a National Gallery. Havia um grupo de meninas sentadas na fonte, todas com a mesma blusa: "I Love London"...
 
No segundo dia de viagem eu também já amava aquela cidade.
Logo postarei mais...