28 julho 2010

Sketches de Viagens

Acabei de descobrir que eu nunca postei os sketches feitos em uma viagem à Europa, no ano passado.
Antes tarde do que nunca.
Conexão em Paris:
Viena (Palácio Belverede):
Budapeste (Panorama apartir de Buda, olhando para Peste):
Budapeste (Parlamento - esse virou Cartão de Natal):
Cafés:

Praga (Nossa Senhora Diante de Tyn - o nome da catedral é esse mesmo):

Praga (Rio Vltava):
Praga (Catedral St. Vitus):
Este último me agrada bastante, por eu ter conseguido pegar toda a altura da catedral (apesar de estar muito próximo a ela), criando um ponto de fuga em cima. Como havia muita coisa pra desenhar, eu optei por deixar algumas áreas inacabadas, mas com o contorno externo resolvido.

17 julho 2010

Selos - Veneza

O último da série: Veneza.
Este eu fiz menor - metade de um Arches. Esse tamanho é mais razoável de trabalhar e cabe 100% na minha mesa (!). Confesso que os dois primeiros foram um pouco angustiantes de fazer - são muitos dias de trabalho e muito planejamento. As áreas eram enormes, sendo necessário preparar baldes de tinta para fazer um céu ou uma área de vegetação. Exageros à parte, o impacto do tamanho da peça compensou o esforço e os deslizes técnicos. Um dia, enquanto pintava, pensei em uma analogia: para um selo assim, a carta precisaria ser do tamanho de um ônibus.
Voltamos à Veneza.
Veneza é fascinante mesmo. Milhões de turistas não vão para lá à toa. E apesar disso (das hordas de turistas), a cidade é muito mágica, muito linda e muito inspiradora.
Ah, quantas fotos eu pretendo transformar em pinturas!

Mas cuidado: se você for comprar um chapéu, por favor não fique querendo experimentar vários! Não tente fazer isso em alguma lojinha de mil-oitocentos-e-bolinha, cujo dono, um velho de 112 anos, interrompe bufando sua leitura pra te atender. Velho estúpido...

Voltamos ao selo.
O selo foi feito com base em uma foto minha e o carimbo mostra a data em que estive lá. O 'plus' desse, foi a bandeira de cidade.

Quero fazer mais selos, e tenho muitas idéias já. O duro vai ser arrumar uma pasta para colocá-los.

14 julho 2010

Selos - Saint Cirq Lapopie

O segundo "selão" que eu produzi foi da França, em uma referência a uma pequena cidade por onde passamos em 22 de setembro de 2004. Saint Cirq Lapopie é um local fabuloso: uma cidade medieval muito bem preservada, debruçada sobre um penhasco. Lapopie também é o nome da nossa gatinha persa, que chegou para nós alguns meses depois.
Vale a pena dar uma olhada no post sobre esse lugar, no meu mal cuidado blog de viagens.



Aquarela, 75x55cm.
Essa é a figurinha, meio caricaturizada.

12 julho 2010

Selos - Golden Gate

Uma dos meus passatempos preferidos quando estava na adolescência era colecionar selos. Minha amada tia passou toda a coleção dela para mim quanto eu tinha uns 12 anos. Passei muitas tardes arrumando pastas e mais pastas de selos, separando tudo por países e por temas. Milhares de selos, centenas de países diferentes. Muito legal!
Certo dia tive a idéia de juntar essa paixão com outras. Selos, desenho, aquarela, fotografia e viagem. Tudo junto, em uma folha de aquarela de 75x55cm.
O primeiro que eu fiz foi o da Golden Gate, apartir de uma foto minha. Bolei toda a composição no Photoshop, com os textos, carimbos, filete, etc.
A data que aparece no carimbo refere-se ao dia em que estive lá.
O valor do selo, 37c, é uma analogia (barata) ao ano da inauguração da ponte: 1937.


Dois detalhes:


Mais pra frente postarei os outros dois que eu fiz até agora.

06 julho 2010

Projeto e Ilustrações de um Evento

Em fevereiro deste ano eu peguei um trabalho que foi muito interessante fazer. Fechei um pacote completo com a decoradora. Dessa forma, tive que voltar às bases, usando o Autocad para desenvolver todo o projeto apartir das diretrizes e de referências selecionadas pela decoradora.
Plantas, cortes e elevações...layout de dezenas de mesas, bares, buffets, pista de dança, cozinha, banheiros. Árvores e palmeiras ora dentro, ora fora da estrutura. Tive que resolver tudinho no Autocad primeiro, para enfim trabalhar na valorização gráfica do projeto. Fiz dois estudos diferentes.
Nesta primeira sequência, o passo-a-passo da elevação:

Usei marcadores para dar a base, e lápis de cor para os efeitos de luz. Esta é uma das duas versões do projeto.
Agora, o passo-a-passo da perspectiva, de cada uma das versões:


No caso das perspectivas optei por não fazer o fundo escuro, para enfatizar as linhas do projeto, e não carregar demais o conteúdo da apresentação.
O trabalho todo levou cerca de duas semanas para ser concluído. Apanhei bastante do Autocad, principalmente na hora de elaborar o 3D do projeto - sorte que o Marcelo meu ajudou com alguns detalhes.

Aproveito este post para apresentar o blog do meu amigo Gino Olivato, um grande expert em Mac, que recentemente colocou no ar um vídeo interessantíssimo do artista David Kassan pintando um retrato - com os dedos, em um ipad! Vale a pena dar uma olhada! Fiquei pensando que seria bem legal fazer um sketch na rua direto em um ipad...

02 julho 2010

Livro Marcos Tomanik II

Hoje a arquiteta Sylvia Chaves me ligou para informar que o segundo livro do Marcos Tomanik, do qual participei com algumas ilustrações (veja o post anterior), já está sendo vendido na Livraria de Arte.
Aproveito para colocar aqui mais alguns desenhos que fiz para a publicação.


01 julho 2010

Indaiatuba

Este último final de semana estive em Indaiatuba, cidade agradabilíssima a 100 km de São Paulo.
Este é o Bar do Portuga, e o sketch foi feito entre alguns chopps e nacos de filet mignon.